Aproximadamente 71% do planeta Terra é coberto de água. No entanto, menos de 1% desta água é potável. A realidade é que o “Planeta Água” possui recursos limitados para o ser humano. A gestão da água é um desafio constante. Em pleno 2021, cerca de 1,2 bilhão de pessoas ainda não possuem acesso a água tratada.
De toda água consumida mundialmente, aproximadamente 70% vai para a agricultura; 21% é para as indústrias e apenas 6% para o consumo doméstico. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a necessidade média de água é de 110 litros por dia para cada pessoa. No Brasil, podemos nos considerar privilegiados: consumimos aproximadamente 200 litros diariamente.
Atualmente o país enfrenta uma escassez hídrica. Embora ainda não falte água para consumo, esse recurso está sendo deficitário para a geração de energia elétrica, insuficiente para a agropecuária e para a indústria. O resultado disso é a alta dos produtos e serviços.
A pior seca das últimas décadas
Há 91 anos não se via um período com tão poucas chuvas. Alguns estados já adotaram o racionamento de água e, devido a essa estiagem, a conta de luz já está mais cara. Esses prejuízos chegam diretamente no bolso dos consumidores.
Em algumas partes do país, como os estados do nordeste, é comum que o inverno seja mais seco. No entanto, o que vem ocorrendo nos últimos anos, é um agravamento deste quadro e várias regiões já estão sentindo os efeitos da falta d’água. No Paraná, por exemplo, em agosto foi decretada emergência hídrica e o estado inteiro está com rodízios no abastecimento e restrição do uso de água para causas menos nobres.
Você pode fazer a diferença
Nossa vida é bem prejudicada pela seca. Os gastos para a produção agrícola subiram consideravelmente, o preço da energia está bem alto e tudo isso interfere nos produtos que compramos no mercado. Embora não possamos manipular o clima para que ele fique em nosso favor, podemos fazer algumas economias importantes. As dicas já conhecemos bem: fechar a torneira durante o banho e ao escovar os dentes, não desperdiçar água lavando o carro ou calçadas, reaproveitar as águas da chuva e manter os encanamentos livres de vazamentos.
Também precisamos cuidar das nascentes, preservar as matas ciliares e evitar a poluição dos rios. Cuidar das florestas é fundamental, pois elas protegem as nascentes e os corpos de água (lagos, rios, oceanos, etc.). O lixo e os esgotos também devem ser tratados para evitar que eles contaminem esse bem tão precioso.
Conscientização ambiental
Todos nós temos responsabilidades com o meio ambiente. Se formos conscientes em relação isso, a natureza irá proteger nossos recursos hídricos. As secas ocorrem devidos à intervenção humana na natureza e já passou da hora de protegermos nossa principal fonte de vida.
Seja em pequena ou em grande escala, precisamos praticar a gestão das águas. Por isso, que tal olharmos para essa crise hídrica como uma oportunidade de nos conscientizarmos? Se avaliarmos de outro ângulo podemos ver esse problema como uma chance de mudarmos hábitos ruins e pensarmos de maneira mais sustentável.
Você sabia que o Cemitério Vertical de Curitiba faz todo tratamento necessário para proteger os lençóis freáticos? Saiba mais em Cemitério Sustentável em Curitiba.