Talvez você já tenha lido ou ouvido falar sobre ESG. Essa pequena sigla tem um significado enorme e um grande potencial. Mas afinal, o que é ESG? ESG significa Environment, Social and Governance. Em português, ASG – Ambiente, Sociedade e Governança. Além da interpretação óbvia, ESG representa o desejo das empresas e consumidores em relação à responsabilidade socioambiental.
ESG pode ser utilizado para um negócio que busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável e manter os melhores processos administrativos.
Engana-se quem pensa que é necessário escolher entre ser mais sustentável ou ganhar mais dinheiro. Pelo contrário: cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar as melhores práticas de governança são fatores que ajudam no balanço das empresas.
Um estudo realizado pela consultoria BCG mostrou que empresas que adotaram as melhores práticas ambientas, sociais e de governança tem tido resultados positivos com mais lucratividade e aumento do valor de mercado. Ou seja, negócios que se comprometem com as melhores práticas de gestão acabam tendo uma operação mais sustentável em diversos aspectos, inclusive econômico e na gestão de riscos. Consequentemente isso gera melhores resultados ao longo do tempo.Se antigamente a responsabilidade socioambiental era uma meta distante, hoje ela passa a ser um pré-requisito, compondo parte da estratégia financeira, marketing, vendas, RH e contabilidade.
O que é ESG – Letra a letra
A sigla ESG une três fatores que mostram o quanto uma empresa está comprometida em ser sustentável, realizar práticas sociais e de governança. Na prática, cada letra tem suas próprias características.
E – Environmental ou Ambiental
A letra E se refere às práticas de uma empresa em relação a conservação ambiental. Isso inclui preocupações a respeito dos seguintes temas:
- Aquecimento global e emissão de carbono;
- Poluição do ar e da água;
- Biodiversidade;
- Desmatamento;
- Eficiência energética;
- Gestão de resíduos;
- Escassez de água.
S – Social
A letra S diz respeito à relação de uma empresa com as pessoas. Nesse ponto são considerados os seguintes assuntos:
- Satisfação dos clientes;
- Proteção de dados e privacidade;
- Diversidade da equipe;
- Engajamento dos funcionários;
- Relacionamento com a comunidade;
- Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
G – Governance ou Governança
A letra G se refere à administração da empresa. Aqui entram os seguintes assuntos:
- Composição do Conselho;
- Estrutura do comitê de auditoria;
- Conduta corporativa;
- Remuneração dos executivos;
- Relação com entidades do governo e políticos;
- Existência de um canal de denúncias.
ESG vai além de resultados financeiros. Muitas pessoas já desejam comprar apenas de empresas que adotam e divulgam essas práticas. Investidores também preferem empresas com ESG pois eles entendem que essas companhias terão mais sucesso no futuro. Por esses pontos ESG é o termo mais utilizado em relação à sustentabilidade no momento. Como já falamos por aqui, sustentabilidade é preocupação social, econômica e ambiental.