Em 1973, membros das comunidade hippie se reuniam aos domingos no Centro Histórico de Curitiba para vender sua arte. Aos poucos, o número de expositores aumentou. Nessa época, ainda não havia nenhuma organização oficial do evento. Com o passar do tempo o número de artesãos e visitantes cresceu e a Feira do Largo da Ordem passou a ser organizada pela Prefeitura de Curitiba.
Conhecida pelos mais velhos como Feira Hippie ou ainda Feirinha do Largo, a Feira de Arte e Artesanato Garibaldi – este é o seu nome oficial – é a “praia” dos Curitibanos. Todos os domingos é possível encontrar diversas opções de artesanato (artigos em madeira, tecido, pedras, metais, gesso, cerâmica, etc.), vestuário, brinquedos, pinturas em tela, antiguidades, discos usados, livros e muito mais.
Para quem gosta de bons trabalhos artesanais a Feira do Largo da Ordem oferece produtos que são rigorosamente selecionados com critérios técnicos dos próprios artesãos. São itens que vão do mais básico utilitário até o mais fino objeto de decoração.
Localizada entre a Rua São Francisco e a Rua Dr. Kellers, a Feira do Largo da Ordem acontece aos domingos das 09h às 14h. Além da venda de artesanato com preços justos o local ainda oferece apresentações de teatro, música e produtos gastronômicos, como acarajé, pierogi, empanadas argentinas, batata suíça, caldo de cana, água de coco, chocolates, bolachas e, claro, o famoso pastel de feira.
Na região onde ocorre a Feira do Largo da Ordem há outros atrativos como o Memorial de Curitiba, um espaço público dedicado a múltiplas atividades culturais; o Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba; a Casa Romário Martins; o Palácio Wolff e o Palácio Garibaldi.
Quer saber mais sobre a Feira do Largo da Ordem? Veja no site oficial da Prefeitura de Curitiba a lista de expositores do evento.
O Centro Histórico, local onde ocorre a Feira do Largo da Ordem, é uma das paradas da Linha Turismo de Curitiba.