O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de café do mundo. E uma coisa não podemos negar: o aroma e o gosto do café são incríveis. No entanto, você sabia que o coador de papel, que parece inofensivo à saúde e ao meio ambiente, na verdade não é?
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) o uso do filtro de papel pode aumentar os níveis de dioxina, uma substância tóxica que traz complicações à saúde humana. Além disso o filtro de papel não é reciclável e se não for destinado à unidades de compostagem, pode gerar resíduos prejudiciais ao meio ambiente.
Uma solução lógica seria utilizar coador de pano. No entanto, esse produto além de não ser prático, se desgasta com o tempo e afeta o sabor do café.
Para solucionar essa questão uma boa alternativa é o coador de café de inox. Esse produto é reutilizável, pode durar décadas, não precisa de filtros e não gera resíduos que prejudicam o meio ambiente.
O coador de café de inox, além de ser sustentável e colaborar com seu bolso, é higiênico, de fácil limpeza e manutenção.
Existem vários tipos de modelos no mercado. O filtro criado pela Able Brewing é feito em aço inox e possui furos precisos cortados em um processo fotoquímico. Isso permite um fluxo constante da bebida ao mesmo tempo minimiza os sedimentos. Esse coador se encaixa na maioria das cafeteiras e, para limpar, basta lavar com água quente e sabão.
Caso você goste de cafés em cápsulas, pela maior funcionalidade e variedade, dê preferência a produtos que tenham cápsulas de alumínio e escolha uma empresa que disponibilize condições adequadas de descarte.