O Paraná já é conhecido nacionalmente como um estado belíssimo. Ilha do Mel, Foz do Iguaçu, Curitiba, Maringá… São muitas as cidades que conquistam seus visitantes com sua receptividade e belezas naturais e arquitetônicas. Hoje a Revista Vertical vai mostrar a vocês cidades próximas da capital que ainda são pouco exploradas no turismo. São as cidades de Ponta Grossa, Castro, Tibagi e Telêmaco Borba.
- Ponta Grossa
Com cara de cidade do interior e desenvolvimento avançando rumo à cidade grande, Ponta Grossa tem muitos atrativos naturais. O lugar mais famoso da cidade é, sem sombra de dúvidas, Vila Velha. Ela foi esculpida pela ação do vento, das chuvas e do tempo, formando belas paisagens em meio às rochas.
Ainda é possível conhecer por lá a Lagoa Dourada, Furnas, Cachoeira Buraco do Padre e o Cânion do Rio São Jorge.
Você pode apreciar a arquitetura colonial no centro da cidade, que sofreu fortes influências europeias. Visite também o Mosteiro da Ressurreição, onde monges entoam cânticos e fabricam belos artesanatos.
Aproveite o passeio e contemple o colorido das plantações na beira da estrada, a paisagem vai te encantar.
- Castro
Próxima a Ponta Grossa, Castro está estruturada sobre a pecuária e agricultura. Prova disso está nos seus pontos turísticos. A Colônia Castrolanda, fundada por holandeses em 1951, abriga um dos maiores moinhos do mundo. Na colônia é possível fazer turismo tecnológico. Ainda dentro da colônia, é possível visitar as ruínas da Capela de Santo Antonio e seu antigo cemitério, bem como conhecer o prédio da antiga Fazenda Capão Alto, tombada pelo patrimônio historio do Paraná.
O Museu do Tropeiro abriga objetos, mapas, móveis e vestimentas dos antigos viajantes.
Se o intuito é ver um pouco da natureza, visite o Slato da Cotia, grutas, que devem ser visitadas com acompanhamento de guia, o Morro do Cristo e o Parque Lacustre. Para se refrescar no verão, visite a Prainha Parque Municipal Dr. Libânio Cardoso, que conta com estrutura para piquenique, playground, quiosques e calçadão.
- Tibagi
Tibagi é uma cidadezinha simpática e com natureza deslumbrante. O Canyon Guartelá, o mais famoso atrativo da cidade, conta com trilhas que duram de 2:30 a 3:30 horas. Coberta por vegetação nativa e protegida, o Canyon está repleto de cachoeiras e é o 6º maior do mundo em extensão. Mas atenção, o parque não possui restaurantes. Vá preparado com lanchinhos e água, sem esquecer dos calçados apropriados, protetor solar, repelente e boné/chapéus.
Para quem curte aventura, Tibagi é lugar perfeito. Rafting, cascading, rapel, canoagem e voo livre são alguns dos esportes que você pode praticar por lá.
A cidade, com ruas de pedra, abriga museus e casas de estilo colonial. Você também pode optar pelo turismo rural nos mais diversos hotéis fazenda que existem nas redondezas.
- Telêmaco Borba
A cidade, que fica a 250 km da capital Curitiba, ainda é pouco conhecida no Paraná. Sua economia está voltada basicamente para a produção de papel da sua grande indústria, bem como à indústria de madeira e compensados. Quem visita a cidade não pode deixar de passear de teleférico: um percurso de 1.318 m sobre o Rio Tibagi, a uma altura de 76 metros, sendo este considerado o maior da América Latina em vão livre.
A cidade é perfeita para os amantes da natureza, uma vez que praticamente todo o seu turismo está voltado para parques e bosques. Não deixe de visitar o Bosque de Harmonia, o Centro de Interpretação da Natureza Frans Krajcberg, a Casa do Artesão, a Igreja Católica de Harmonia, o Museu da Fauna e Flora, o Parque Ecológico e sua trilha e a Represa da Usina de Mauá.