Inaugurado em 23 de novembro de 1996 o Parque Tanguá é um dos principais parques de Curitiba. Ele possui 235.000 m² e está localizado na região norte da capital paranaense, entre os bairros Pilarzinho e Taboão.
O parque foi construído onde haviam duas pedreiras pertencentes à família Gava que foram desativadas na década de 70. Por pouco o espaço não se tornou uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial. Felizmente esse projeto foi abandonado e o local tornou-se um dos mais belos parques do Brasil.
O Tanguá faz parte do projeto de conservação da bacia do Rio Barigui, próximo da sua nascente, no município de Almirante Tamandaré. Além de preservar as áreas verdes, o parque ainda ajuda no controle de enchentes da cidade.
O espaço do Parque Tanguá é divido em duas áreas: a superior e a inferior.
Na área superior, construída em cima de uma pedreira de 65 metros, está o Jardim Poty Lazzarotto, uma homenagem a um dos maiores artistas plásticos curitibanos. O jardim, em estilo francês, foi inaugurado em 1998 e possui canteiros de flores e espelhos d’água. Nessa área também belvedere, uma construção em forma de coroa que serve como um mirante e oferece uma linda vista panorâmica da cidade de Curitiba e da parte inferior do parque.
Ainda na área superior, existe uma cachoeira artificial (que pode ser apreciada melhor na parte de baixo), um chafariz, uma lanchonete, lojas de souvenires e uma base da Guarda Municipal.
O pôr do sol nessa área é um espetáculo a parte. Nos dias ensolarados o visitante pode ver o sol baixando no horizonte fazendo a paisagem ficar ainda mais bonita. Quando as luzes estão prestes a se apagar o chafariz do Jardim Poty Lazzarotto tem seus jatos desligados formam um espelho d’água deslumbrante.
Na parte inferior encontra-se um lago artificial, uma lanchonete, um mirante de onde é possível contemplar a cascata artificial, um túnel que liga as duas pedreiras, lagos, pistas de caminhando e lanchonetes.
Para atravessar o túnel de 45 metros de extensão por dentro da rocha em uma passarela sobre a água é necessário agendar uma visita. Os interessados devem entrar em contato com o Laboratório Geológico do Parque Tanguá através do email visitaguiadatunel@curitiba.pr.gov.br. Não é feito agendamento por telefone. As visitas acontecem aos sábados, às 09h30 e tem duração de 1 hora e meia.
Em relação a fauna, o Parque Tanguá também é privilegiado. O local abriga patos, morcegos, gambás, tatus, marrecas, cobras-d’água e várias espécies de pássaros. Já a flora é composta por branquillhos, veludos, maria-mole, tarumã, aroeira, congonha, bormélias, araucárias, canela, passegueiro-bravo, carvalhos, cafezeiro-bravo, erva mate, entre outras espécies. Se você visitar o Tanguá na época de flora das cerejeiras ainda poderá contemplar um show de cores e contrastes a parte.
Serviço – Informações do Parque Tanguá
- Endereço: Rua Oswaldo Maciel – Bairro: Taboão / Pilarzinho
- Telefone: (41) 3352-7607 / 3352-5404 (Guarda Municipal)
- Entrada: Gratuita
- Horário de funcionamento: 6h às 22h.
- Ônibus: Nilo Peçanha (Travessa Nestor de Castro), Bracatinga, Interbairros II, Primavera, Santa Felicidade – Santa Cândida.
- A Linha Turismo tem parada no Parque Tanguá.
Gostou do Parque Tanguá? Conheça também o Parque São Lourenço e o Jardim Botânico de Curitiba.
O Parque Tanguá é uma das paradas da Linha Turismo de Curitiba.