São Joaquim é uma pequena cidade localizada na Serra Catarinense. Com cerca de 26 mil habitantes esse simpático município é um dos lugares mais frios do Brasil. No inverno é comum ter temperaturas abaixo de zero e até neve.
A economia da cidade gira em torno de 4 pilares principais: São Joaquim é o maior produtora de maçã do pais; a segunda maior criadora de gado do estado; uma das mais importantes produtoras de vinhos finos do Brasil e um destino turístico especial para quem deseja aproveitar bons vinhos e curtir o frio.
A melhor época para visitar São Joaquim é no inverno, quando os termômetros registram as temperaturas negativas e há chance de nevar. Comece seu passeio pela praça João Ribeiro, onde está a Igreja Matriz. Nessa praça há algumas esculturas e um pequeno lago com uma fonte que costuma ficar congelada nos dias mais frios. As árvores da praça também congelam, formando uma paisagem pitoresca e fazendo a alegria dos visitantes.
Outro local que merece ser visitado na região central é o Belvedere, uma escadaria onde é possível ter uma visão panorâmica de toda a região central de São Joaquim.
Na Estação Experimental da Epagri você poderá saber mais sobre o plantio das maçãs. O local abriga a primeira árvore de maçã Fuji do Brasil. Próximo dali está o Parque de Exposições, onde acontece todos os anos a Festa Nacional da Maçã e a Exponeve, uma feira permanente artefatos e produtos típicos da região.
Seu passeio não será completo se você não passar pelas vinícolas de São Joaquim. A principal delas é a Villa Francioni, a maior vinícola de Santa Catarina e um dos principais atrativos turísticos da cidade. Durante seu passeio você irá conhecer as instalações da empresa e degustar alguns vinhos produzidos ali. O tour começa com um enólogo explicando sobre o cultivo de uvas em um corredor em que também há uma galeria de arte. O passeio mostra todo processo de fabricação dos vinhos e no final há uma degustação dos rótulos fabricados no local.
No passeio pela Vinhedos do Monte Agudo, além de saber mais sobre o processo de fabricação da bebida, é possível degustar seu vinho com orientação de um sommelier, enólogo ou proprietário da vinícola. Um dos pontos fortes do passeio é aproveitar o pôr do sol, um dos mais belos da região.
Já a Leone Di Veneza foi eleita a vinícola do ano em 2020. Além de poder comprar diversos vinhos deliciosos, ao visitar o local você poderá fazer um piquenique, uma visita com degustação ou uma refeição com vinhos e petiscos harmonizados.
Se você gosta de natureza, a dica é visitar a Cascata do Pirata, um local com duas queda d’água gêmeas e 15 metros de altura. Para quem gosta de aventuras, a dica dar um pulo no Snow Valley, um parque que possui arvorismo, pêndulo, tirolesas, muro de escalada e trilhas.
São Joaquim não possui muitas atrações turísticas. No entanto, se você é fã de frio ou de vinhos e deseja passar um final de semana diferente, a cidade merece a sua visita.