O termo sustentabilidade pode parecer complexo, difícil de colocar em prática e distante da nossa realidade. No entanto, qualquer um pode ser mais sustentável e ajudar o meio ambiente. Pensando nisso separamos algumas dicas de ações sustentáveis que podem ser praticadas habitualmente. No início, como qualquer mudança, isso exige disciplina para se tornar um costume. No entanto todo esse esforço será recompensado pelos benefícios trazidos pelo meio ambiente.
A Regra dos 5 Rs: reduzir, reciclar, reutilizar, repensar e recusar.
- Reduza o consumo: isso vale para tudo. Ao reduzir o consumo, você também diminui a utilização de diversos recursos naturais que vão desde a matéria prima até a embalagem.
- Recicle: há várias formas de reciclar seu lixo. Papel, vidro, plástico e metal são facilmente reciclados e separados. Mas você sabia que também é possível reciclar seu lixo orgânico, transformando-o em adubo? Fazendo isso você ajuda o planeta, prolonga o ciclo de vida dos produtos e evita o uso de novos recursos naturais.
- Reutilize: comprou alguma coisa nova? Utilize-a o máximo possível antes de comprar novamente. E mais: você pode transformar itens que iriam para o lixo em novos artigos. Por exemplo, uma calça jeans rasgada pode virar facilmente em um shorts.
- Repense sua forma de consumo fazendo uma pergunta básica: eu realmente preciso disso? Quando você consome de forma mais consciente, alem de economizar dinheiro, você passa a utilizar melhor os itens que já tem.
- Recuse: todo produto e serviço de empresas que não possuem uma prática sustentável. É nosso papel instigar que o mercado tenha um olhar mais consciente e que as empresas tenham papel fundamental na busca de um mundo melhor. Valorize as empresas que investem na redução do consumo de recursos naturais e que adotam processos casa vez menos agressivos ao meio ambiente.
Outras formas de ser mais sustentável
- Evite o consumo de produtos que tenham muitas embalagens: as vezes você vai comprar vários produtos visando a economia e cada um dos itens vem embalado individualmente. É uma caixinha dentro de uma caixa e tudo dentro de uma caixa maior. Isso é desnecessário. Ao ir no super mercado, priorize também sacolas retornáveis ou caixas de papelão. Caso se necessário utilizar sacola plástica, reutilize-a sempre que possível e recicle-a quando não for mais possível usar.
- Pratique carona solidária: sempre que possível, dê ou pegue carona. Isso pode fazer você conhecer pessoas incríveis, te fará economizar combustível e otimizará sua viagens.
- Sempre que possível, vá de bike: você economiza combustível, não polui o meio ambiente, pratica atividades físicas e, nos grandes centros, ainda acaba chegando mais rápido que indo de carro.
- Acumule a roupa para lavar: sempre que for lavar roupa, acume roupas para encher a máquina. Dessa forma você otimiza água e energia. Faça o mesmo com o ferro de passar.
- Apague as luzes: sempre desligue as luzes e equipamentos eletrônicos de cômodos que não estão sendo utilizados. Lembre-se: luz que se apaga, não se paga! Sempre que possível, preferia equipamentos nas categorias A e B do Selo Procel de Eficiência Energética.