Um cantinho verde em casa nos dá a sensação de ter um pequeno contato com a natureza. Mas, engana-se que para cuidar das plantas é necessário apenas molhá-las. É preciso de adubo também e é sobre isso que falaremos hoje.
Neste artigo vamos ensinar formas sustentáveis e econômicas para produzir seu próprio adubo caseiro, com elementos que muitas vezes vão para o lixo.
Como fazer adubo caseiro com restos de comida
Essa é uma das formas mais fáceis e econômicas de se fazer adubo em casa. Para isso você utilizará restos de comida e plantas secas. O único item que deve ser comprado é uma composteira.
Uma composteira doméstica tem a capacidade de transformar lixo orgânico em húmus. Esse material que seria jogado fora, como cascas de frutas, verduras, dejetos alimentares, borra de café, cascas de banana, arroz cozido, entre outros, quando descartados de forma incorreta, acabam contaminando o solo, lençóis freáticos e a atmosfera. No entanto, ao utilizar uma composteira, minhocas (totalmente higiênicas), transformam esses resíduos orgânicos em húmus. Esse procedimento, além de reduzir o lixo dos aterros, diminui a emissão de gases do efeito estufa.
Com a compostura em mãos, você poderá colocar os seguintes restos de alimentos:
- Restos de frutas, verduras e legumes;
- Sementes
- Borra de café;
- Sobras de alimentos cozidos ou estragados;
- Cascas de ovos;
- Saquinhos de chá;
- Gravetos;
- Guardanapos usados.
Para saber mais sobre como fazer adubo caseiro, assista esse vídeo:
Fazendo um adubo caseiro você estará contribuindo em sua formação de consciência ambiental. Essa decomposição dos elementos é natural de todos os organismos vivos. Além disso, é possível aproveitar coisas que são consideradas lixo para criar uma fonte de alimentação natural para as plantas.
Como fazer adubo líquido caseiro
Esse adubo que ensinamos fazer contém todos os itens da fórmula NPK – Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), os três principais nutrientes para a vida das plantas.
Para fazer esse tipo de adubo, você precisará dos seguintes materiais:
- Casca de ovos;
- Borra de café;
- Ossos de galinha ou porco (limpos);
- Casca de frutas (preferencialmente de bananas ou mexericas);
- Água.
Assista o vídeo e aprenda a fazer adubo líquido em casa.
Como fazer adubo caseiro para suculentas
As suculentas se tornaram populares nos últimos anos. Essas plantas são fáceis de cuidar e, como possuem diferentes tonalidades, são ótimas para decoração. No entanto, elas também merecem um cuidado especial. O adubo caseiro para as suculentas vai dar aquela ajuda para sua plantas ficarem ainda mais bonitas e saudáveis.
Para fazer adubo caseiro para suculentas, você vai precisar dos seguintes materiais:
- Casca de ovos;
- Cinzas de madeira (encontradas em restaurantes com fogo à lenha);
- Torta de mamona (encontrada em lojas que vendam adubos e fertilizantes);
- Farinha de ossos (você pode fazer, mas tem a opção de comprar em lojas especializadas em adubos).
Com esses ingredientes em mãos, veja o tutorial:
Atenção: tome cuidado com a utilização da torta de mamona se você tiver animais em casa. Esse produto é tóxico e pode fazer mal para seu pet.
Como fazer adubo caseiro para horta
Caso você tenha uma horta em casa e deseja se livrar dos fertilizantes químicos, vamos te ensinar a fazer um adubo especial. O maior cuidado aqui é não utilizar alimentos processados ou temperados com sal e óleo. Esses alimentos temperados atraem insetos e podem causar mau cheiro.
Preste muita atenção também para o uso da borra de café. Ela pode ser muito ácida para o solo se for usada sem cuidados.
Para fazer um adubo caseiro para rotas, você irá precisar dos seguintes itens:
- Um litro de água;
- Quatro cascas de ovos (lavadas);
- Quatro cascas de bananas picadas;
- Três colheres de sopa de borra de café;
- Uma colher de sopa de canela em pó.
Como fazer adubo caseiro com casca de banana
A casca de uma das frutas mais consumidas do mundo é ótima para enriquecer o solo, já que ela é rica em potássio. Além de servir como adubo, a parte interna da casca pode ser usada para limpar e lustrar as folhas de algumas espécies de plantas, como cactos, por exemplo. Ao realizar esse procedimento elas ficarão mais vistosos e brilhantes.
O adubo de casca de banana não tem contraindicação para nenhuma planta, não é tóxico e as crianças podem ajudar no preparo.
Como fazer adubo caseiro com borra de café
A borra de café é um ótimo adubo, porém deve ser usada com cautela, já que ela pode “queimar” a planta. Para fazer adubo caseiro com borra de café, você irá precisar de:
- 100g de borra de café;
- Um litro de água.
Essa borra precisa ser diluída para ser usada como adubo. Por isso existem duas possibilidades para uso: a mistura da borra com água para ser usada em um borrifador e aplicada sobre as folhas, servindo como um repelente contra insetos; ou em um regador, sendo aplicada diretamente na terra e fazendo papel de fertilizante.
Gostou das dicas? Que tal agora colocar a mão na massa?