Você já parou para analisar o impacto real que nossas ações diárias trazem ao meio ambiente? Normalmente fazemos as coisas de modo automático e nem pensamos nisso. Para que você mude essa visão, trouxemos alguns dados que podem te ajudar a repensar algumas atitudes.
Sabe o saco de pão que você pega na panificadora toda manhã? Para produzir 700 saquinhos de pão, uso médio de uma panificadora em um bairro de Curitiba no período da manhã, é necessário realizar o corte de uma árvore com idade entre 15 e 20 anos.
Essas árvores estão diretamente ligadas a nossa sobrevivência. Além de elas liberarem oxigênio e água, elas ajudam a regular as chuvas e a temperatura do ar e ainda reduzem a poluição.
Esse pão que você compra pela manhã geralmente vem dentro de uma sacola plástica. Até a pouco tempo essas sacolas não eram biodegradáveis. Isso significa que, se não houver a destinação correta, este material pode levar de 200 a 450 anos para se decompor na natureza. Se descartado de forma errada, o lixo plástico ainda causa entupimento de valas e bueiros, ocasionando enchentes e proporcionando doenças delas decorrentes.
Embora Curitiba seja um exemplo de reciclagem, esse número ainda é baixo ao redor do país. No Brasil, apenas 6% dos resíduos que são coletados vão para a reciclagem. E, deste número, apenas 57% são devidamente aproveitados.
Se você ainda não se convenceu da importância da consciência ambiental, vamos te dar outros dados: uma tonelada de papel reciclável poupa cerca de 22 árvores, economiza mais de 70% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido um papel novo. Na reciclagem ainda é utilizada 5 vezes menos água que em um processo de fabricação de papel.
Embora o planeta possua mais de 70% de sua superfície coberta de água, apenas 2,2% é de água doce. Isso significa que temos disponível para uso e consumo, algo em torno de 0,3%.
Embora esses números sejam alarmantes, as perspectivas para o futuro são boas. Nunca o planeta esteve tão engajado em preservar o meio ambiente. As empresas, indústrias e, principalmente, as pessoas estão se conscientizando e tomando atitudes cada vez mais sustentáveis.
Lembre-se: a todo momento você impacta e é impactado pelo meio ambiente. E, se somos parte desse meio ambiente, é importante cuidar dele. Por isso, sempre que possível, faça como o Cemitério Vertical de Curitiba e levante o tema da sustentabilidade e preservação para seus clientes e colaboradores. Apenas desta forma será possível preservar a humanidade o planeta que vivemos.