Buenos Aires é a segunda maior cidade da América do Sul, ficando atrás apenas de São Paulo. A capital argentina é charmosa e é uma das cidade mais européias de nosso continente. Isso ocorre devido a colonização: durante sua história, Buenos Aires recebeu imigrantes predominantemente espanhóis, italianos, ingleses, judeus e russos.
Com ruas arborizadas, comércio despojado, inúmeras atrações culturais e preços acessíveis, Buenos Aires é invadida por milhares de turistas brasileiros todos os anos. Não é pra menos: a capital argentina é encantadora!
A dica é começar o passeio pela Plaza de Mayo, um dos lugares mais icônicos da cidade. Em frente a praça, está a Casa Rosada, sede da presidência argentina e um dos símbolos do país. Ela tem esse nome devido a sua cor: conta a história que a primeira pintura do prédio foi feita com uma mistura que de sangue de boi e cal. A arquitetura da Casa Rosada também é bem bacana, sendo uma das construções mais bonitas da América Latina.
Junto à Plaza de Mayo ainda encontra-se a Catedral Metropolitana. Seu prédio é uma mistura de estilos: há uma cúpula do século XVIII e uma fachada neoclássica do século XIX. Seu interior possui estátuas preciosas contrastando com decorações neo-renascentista e neobarroca. Dentro da catedral também está o túmulo de José de San Martín, um general que participou ativamente dos processos de independência da Argentina, Chile e Peru. O mausoléu que possui os restos mortais do general é guardado por soldados chamados de Granadeiros de San Martin. Assistir a troca de guarda é uma atração a parte e isso ocorre duas vezes ao dia: uma de manhã e uma a tarde.
Outro marco turístico de Buenos Aires é o Obelisco. O monumento foi inaugurado em 1936 no mesmo local que ficava uma igreja em que a primeira bandeira argentina foi hasteada.
Aos amantes da música e das artes, ir ao Teatro Colón é mais que obrigatório. O local é a mais importante casa de ópera do país e possui uma das melhores acústicas do planeta. O teatro foi inaugurado em 1908 e é frequentado desde sua fundação pelos maiores músicos e companhias sinfônicas do mundo. Há visitas guiadas realizadas diariamente no local.
A Calle Florida abriga diversos comércios e é um dos melhores locais para fazer compras em Buenos Aires. Nesse calçadão é possível encontrar todos os tipos de comércios além de agentes de turismo oferecendo passeios e shows de tango. Na Calle Florida ainda está localizada as Galerias Pacífico, um shopping center abrigado em uma construção de 1889.
Buenos Aires tinha um projeto de porto que ficou obsoleto. Neste lugar surgiu Puerto Madero, um lugar charmoso que abriga alguns dos melhores restaurantes da cidade. No coração de Puerto Madero há ainda a Puente de La Mujer, um local lindo que resulta em ótimas fotos.
Sua visita para a capital argentina jamais será completa se você não assistir uma apresentação de Tango. São diversas casas e opções para todos os tipos de bolso e todos os gostos.
Mais ao sul do centro, a dica é visitar La Boca e San Telmo. Bairros mais humildes porém com atrações sensacionais. Em La Boca você poderá conhecer La Bombonera, estádio lendário do clube Boca Juniors. Outro local que merece a visita é o Caminito.
Caso você visite a cidade em um domingo, a dica é curtir a feirinha de San Telmo. A feira possui diversas opções de artesanato, além de possuir bandas tocando ao ar livre e apresentações de Tango. Em San Telmo também está o famoso banquinho com a personagem Mafalda, um dos principais ícones da cultura argentina.
Além de todas essas atrações, Buenos Aires também é famosa por sua gastronomia. São inúmeras opções de restantes vendendo comida italiana e a famosa parrilla, o churrasco argentino.
Buenos Aires tem atrações todas as épocas do ano e a cada visita você descobrirá coisas cada vez mais encantadoras. E, não adianta negar, é certo que você irá se apaixonar pela capital argentina.