Um município que se preocupa com os impactos ambientais de seu desenvolvimento começa a dar um passo para se tornar uma cidade sustentável. Este conceito vem se popularizando ao redor do planeta, exigindo que as políticas públicas sejam tomadas com maior responsabilidade ambiental.
Curitiba é um excelente exemplo de cidade sustentável. A capital paranaense é referência na arborização, gestão de resíduos, transporte público e planejamento urbano. Curitiba também consegue integrar o meio ambiente com o lazer e com a cultura. Essas características são fundamentais para a construção de uma Cidade Sustentável.
Ao longo das décadas, Curitiba ganhou reconhecimento nacional e internacional pelas políticas municipais e ações da população que contribuem para uma cidade (e um planeta) mais limpo.
O Green City Index (Índice Cidades Verdes), relatório realizado pela Siemens em parceria com a Economist Intelligence Unit, elegeu a capital paranaense como a cidade mais sustentável da América Latina em 2015. O relatório destaca o desempenho excepcional de Curitiba e sua longa história de preservação, citando as ações e melhorias realizadas principalmente nas décadas de 1960 e 1980.
Em 2010, um fórum na Suécia escolheu Curitiba a cidade mais sustentável do mundo. Nessa eleição a cidade brasileira deixou para trás grandes nomes, como Sydney (Austrália), Malmö (Suécia), Murcia (Espanha), Songpa (Coreia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia).
Todo esse reconhecimento não significa que a sustentabilidade deixou de ser uma preocupação. Pelo contrário: isso demonstra que a cidade está no caminho certo para um futuro mais verde, porém é necessário cada vez mais adotarmos práticas que preservem o meio ambiente e nosso futuro.
Para que isso ocorra empresas e indústrias devem assumir compromissos de produção mais sustentável, pensando no futuro da cidade. A população e a comunidade, por sua vez, deve dar prioridade a produtos e serviços de empresas comprometidas com o meio ambiente.
O Cemitério Vertical de Curitiba, a partir da década de 1980, pratica medidas sustentáveis. Desde a fundação da empresa, o cuidado e o compromisso com as pessoas e com o meio ambiente se tornou uma marca do Vertical. Estas atitudes mostram que a companhia está preparada para o futuro e para os novos desafios que surgirão. No que depender do Cemitério Vertical, Curitiba sempre será reconhecida como uma Cidade Sustentável.