O setor de turismo é um dos mais afetados com a pandemia do COVID-19. Para tentar reaquecer o mercado e assegurar a saúde dos turistas, viajantes e consumidores, o Ministério do Turismo (MTur) lançou o Selo Turismo Responsável. A certificação assegura que o hotel, pousada, bar ou restaurante está cumprindo todos os requisitos de higiene e segurança para a prevenção do COVID-19.
O selo é gratuito e está vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastrur). Ele deve ser colado em local de fácil visualização dos clientes e contém um QR Code, no qual o visitante poderá verificar quais foram as medidas adotadas pelo estabelecimento.
A ação também possibilitará o encaminhamento e denúncias que, caso sejam comprovadas o descumprimento das exigências, poderá resultar na revogação do selo.
Segundo o Ministério do Turismo essa é a primeira etapa para a retomada das atividades turísticas paralisadas desde março por causa da pandemia do coronavírus. A iniciativa tem o apoio da Agência Nacional e Vigilância Sanitária (Anvisa) e atende as preocupações dos empresários do setor que querem voltar aos seus negócios, mas dando a garantia de não expor clientes e funcionários.
Para saber mais sobre o selo, acesse o site do ministério do turismo. Se tiver mais dúvidas sobre a doença, veja como se proteger do coronavírus.