Bruxelas

25/05/2020 |

Bruxelas deveria ser cidade sisuda. Na capital da Bélgica está localizada a sede da OTAN e do Parlamento Europeu. Entretanto, toda essa seriedade acaba sendo esquecida devido a vários de seus fabulosos atrativos. A cidade se reinventa a cada ano e seus pontos turísticos são simplesmente incríveis! Junte isso a excelentes restaurantes, ótimos museus, bares repletos de cervejas artesanais, lojas de chocolates, waffles e tenha um dos destinos mais fabulosos da Europa.

Para começar seu passeio, vá para a Grand Place, em francês, ou Grote Markt, como é chamada em flamengo. Essa praça é uma das mais bonitas da Europa. O local começou a ser construído no século XV, porém, sua arquitetura é do século XVII. A praça é cheia de monumentos grandiosos e possui vários detalhes que demonstram o nível cultural e social do país neste período.

Neste endereço estão alguns dos museus mais importantes da cidade, como o exemplo do Museu da Cidade de Bruxelas, que fica dentro da Maison du Roi. O belíssimo prédio neogótico abriga um grande acervo artístico composto por pinturas e esculturas como o Manneken-Pis original — o famoso homenzinho fazendo xixi, um dos símbolos do país.

Se você está descobrindo agora a capital Belga, o Manneken-pis é uma famosa escultura no formato de chafariz. A peça possui apenas 61cm e representa o bom humor e a liberdade de pensamento do povo Belga.

Se o Manneken-pis pode ter te decepcionado pelo tamanho, o Atomium tem tudo para te impressionar. O monumento é composto por nove esferas gigantes de aço que foram um exuberante cristal de ferro. A obra de 102 metros foi construída em 1958, para a primeira feira mundial pós-guerra. A ideia era ser um monumento temporário mas acabou permanecendo. Atualmente o Atomium é uma das atrações mais famosas de Bruxelas.

Não há como falar da Bélgica e de Bruxelas sem falar sobre a tradição na fabricação de cervejas. Os apaixonados pela bebida vão se deliciar em um museu totalmente dedicado ao assunto. O local também está localizado na Grand Place e conta toda a história da bebida que se tornou um dos símbolos do país.

Uma das cervejas mais famosas do mundo, a Delirium é natural da cidade. Por isso, ao visitar Bruxelas, não deixe de visitar o Delirium Café. O menu do bar tem mais de 200 PÁGINAS de opções de rótulos de cerveja do mundo todo. Na dúvida, peça ajuda aos atendentes da casa. Do lado de fora do Delirium Café você irá encontrar outro ponto turístico menos famoso, mas ainda assim interessante: uma versão feminina do Manneken-pis.

Já no alto do Mont des Arts tem uma das mais belas e conhecidas vistas de Bruxelas. O local é um ponto turístico que enche os olhos dos visitantes e rende belíssimas fotos, especialmente no pôr do sol. O Mont ainda abriga um dos museus mais interessantes da cidade.

Outros locais que valem a pena serem vistos e visitados é o Sablon, um charmoso espaço considerado a meca dos antiquários que possui uma fonte de Minerva construída em 1751; a igreja de Notre Dame du Sablon que possui um estilo gótico tardio; a Place St. Catherine, um igreja dedicada a Santa Catarina; o Parc du Cinquatenaire, um local construído no aniversário de 50 anos da independência da Bélgica e o Elevador Marollen-Poelaert, um elevador panorâmico que conduz o visitante do bairro Marolles até a Praça Poelaert.

Nenhuma viagem a um país que possui o regime da monarquia é completo se você não visitar o Palácio Real. O local está aberto para visitação apenas no período das férias dos monarcas, porém o Parc de Bruxelles, próximo ao Palácio, é um local que deve ser visitado e apreciado.

Seja amante da cerveja ou da história, Bruxelas é um destino que merece ser apreciado e visitado.