Centro Histórico de Curitiba

11/05/2020 |
Foto: Ivan Bueno/SMCS (arquivo)

A Vila da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais teve origem no meio das ruas de pedras do Largo da Ordem. No final do século XVII a vila cresceu, ganhou destaque, até que no final do século seguinte, a cidade ganhou o nome de Curitiba. Nos séculos XVIII e XIX o Largo da Ordem foi um grande ponto de movimento comercial. Muitos dos prédios da região datam deste período e ainda abrigam comércios agitados e traços da história da cidade.

Caminhar pelo Centro Histórico de de Curitiba é se deparar com prédios que marcam séculos passados contrastando com edifícios modernos da atual metrópole. Um dos prédios mais importantes da região é a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas ou, como chamam os moradores, Igreja da Ordem. Fundada em 1737 como Igreja de Nossa Senhora do Terço, ela é o templo religioso mais antigo da cidade e abriga também o Museu de Arte Sacra. Outra construção na região, esta destinada ao culto dos escravos e localizada na Praça Garibaldi, é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito. O prédio atual foi inaugurado em 1946 no lugar da igreja original, demolida em 1931.

Dentre os destaques históricos da cidade estão a Casa Romário Martins, onde hoje é um pequeno centro cultural; a Casa Vermelha, local que abriga um dos bares mais tradicionais da cidade: o Bar do Alemão; um pouco mais acima, o Palácio Giuseppe Garibaldi, casa de eventos que serviu originalmente ao encontro de imigrantes italianos e onde está localizado o relógio de flores. Seguindo em direção a Praça Tiradentes estão painéis de Poty Lazzarotto, um dos artistas curitibanos mais renomados da história.

Todos os domingos acontece no Largo da Ordem uma feira tradicional, especializada em gastronomia, artesanato e antiguidades. Esse é um programa obrigatório para quem deseja respirar os ares da capital paranaense. A região do Centro Histórico é repleta de lojas, bares tradicionais e restaurantes.

Se você mora em Curitiba ou está apenas de passagem, conhecer e curtir o Centro Histórico é obrigação! Desfrute dos bares e respire a história da capital dos pinheirais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.