Como limpar sofás

16/03/2020 |
Como limpar sofás
Como limpar sofás

O sofá é uma das peças mais importantes da casa. Depois da cama, ele é o móvel mais querido pelas pessoas, afinal, aqui recebemos amigos, passamos o tempo assistindo televisão, lendo e relaxado.

O fato de ficarmos bastante no sofá indica que podemos derramar bebidas e precisamos lidar com sujeiras do dia a dia, como poeira e pelos dos animais de estimação. Nessa hora, surge a dúvida: como limpar o sofá corretamente? Será que existe alguma técnica certa ou preciso contratar uma empresa especializada?

Existem dicas muito simples e eficientes para você fazer a limpeza em casa. Porém isso vai depender to tipo de tecido de seu sofá. Antes de começar a limpeza, olhe a etiqueta e veja quais materiais você pode utilizar. Assim que e descobrir do que ele é feito, descubra como limpar:

Como limpar sofás de linho, veludo e tecido

Para limpar sofás com esse tipo de tecido, misture um litro de água morna com 250ml de vinagre. Com um pano, passe a solução pelo móvel. Essa mistura ajuda a remover sujeiras comuns do dia a dia e ajuda a remover manchas. Nesse tipo de tecido use pano e esponja, nunca escovas ou outros materiais que podem danificar o sofá.

Como limpar sofás de couro, courino e napa

Esses são os materiais mais fáceis de limpar. Utilize água em temperatura normal com detergente neutro. Tome cuidado para não abusar na hora de molhar o pano para efetuar a limpeza. Não utilize esponjas nem escovas e procure aplicar produtos que ajudam a hidratar o couro para que ele fique sem rachaduras.

Como limpar sofás a seco

Se você viu na etiqueta que o seu sofá precisa de limpeza a seco, coloque álcool em um borrifador e e dê leves borrifadas no móvel, sempre a uma boa distância do tecido. Em seguida, esfregue rapidamente com um pano.

Como tirar cheiro ruim do sofá

Se você derrubou comida ou se o seu animal de estimação sempre dorme em cima do seu sofá, a dica para fazer a limpeza é com uma misturinha que pode ser utilizada pra quase tudo. Em um balde coloque: um litro de água, 250ml de álcool, meio copo de vinagre, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de amaciante de roupas. Misture bem e coloque esse conteúdo um borrifador. Depois é só espirrar no local que precisa limpar. Essa mistura pode ser aplicada até em móveis que pedem lavagem a seco.

Agora você já sabe a melhor forma de limpar seu sofá. Mas lembre: confira a etiqueta do estofado antes de começar a limpeza!

Veja também: Como tirar manchas do sofá.