Lapa

06/03/2020 |

 

Localizada há 70km de Curitiba, a Lapa é importante patrimônio histórico e arquitetônico do nosso estado. A cidade foi fundada em 1769 e tornou-se um importante polo de passagem dos tropeiros que iam de Viamão no Rio Grande do Sul, até Sorocaba, interior de São Paulo.

Entretanto foi em 1894 que a cidade entrou para os livros de história por conta do Cerco da Lapa, um episódio militar que envolveu o Exército Brasileiro, a Polícia Militar do Paraná, a Guarda Nacional e diversos voluntários.

Nesse ano a cidade virou palco de um sangrento confronto entre as tropas republicanas contra as tropas federalistas, contrárias ao sistema presidencialista de governo. Os republicamos, liderados pelo General Caneiro, resistiram ao cerco por 26 dias, mas acabaram sucumbindo aos federalistas por falta de munição e comida.

A batalha, no entanto, deu ao Marechal Floriano Peixoto, presidente da época, tempo suficiente para reunir forças e deter as tropas inimigas. Ao todo, foram 938 homens lutando bravamente contra as forças revolucionárias formadas por três mil combatentes.

Parte dessa história é contada no Panteon dos Heróis, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Aqui estão os restos mortais dos combatentes do Cerco da Lapa, incluindo o próprio General Carneiro. O edifício foi construído em 1944 em homenagem aos 50 anos do evento militar. Em seu exterior estão dois canhões Krupp que foram utilizados durante a batalha.

Além do Panteon dos Heróis existem vários outros atrativos na cidade. Ao visitar a Lapa você pode conhecer o Museu de Armas, a Casa Lacerda e a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída em 1784.

Outro lugar que deve ser visitado é o Theatro São João, onde o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz Thereza Christina assistiram uma apresentação quando visitavam a região. O camarote utilizado pelo Imperador está preservado até hoje.

A riqueza da Lapa vai além dos prédios e da história. A gastronomia lapeava também é um grande atrativo. A cidade possui diversas opções de  comida tropeira por preços bem acessíveis. Uma iguaria local é a coxinha de farofa, um salgado feito com massa de pastel e recheado com farofa de frango.

Se você gosta de curtir trilha e aventura, vale a visita ao Parque Estadual do Monge. Ele fica a aproximadamente 10 minutos do centro da cidade e oferece uma grande área verde com cachoeiras e trilhas que levam até a Gruta do Monge, um local de peregrinação religiosa onde acredita-se que viveu o Monge João Maria. Segundo a lenda, ele realizava diversos feitos como cura de doentes.

Por ser um patrimônio histórico e natural, a Lapa possui um clima pitoresco, todo preservado e cheio de casarões antigos que rendem belas fotos e já foram palco de diversas produções cinematográficas. Caminhar pela cidade é como passar pela história.