Vale do Loire

25/12/2019 |

 

Imagine uma terra de reis, rainhas e famílias nobres, com longos campos gramados, produtora de vinhos, com construções medievais e, principalmente, castelos imponentes e exuberantes. Parece história de conto de fadas, mas esse lugar existe: é o Vale do Loire (Val de Loire, em francês), a cerca de duas horas de carro de Paris.

O Vale do Loire é uma região de cerca de 800km² que abriga várias cidades históricas e castelos construídos ao longo de rios como o Cher, o Vienne e, principalmente, o rio Loire. Essa região serviu de refúgio para a nobreza francesa, que, especialmente durante os séculos XV e XVI, construiu seus châteaux, castelos e palácios de proporções magníficas, residências de férias ou permanentes que mesclam o estilo medieval e o renascentista.

O jardim da França (como ficou conhecido o Vale do Loire) é hoje um grande destino turístico, procurado, principalmente, pelos aficionados por história e pelos românticos amantes de um cenário digno de filme. E não pense que esse cenário é só para ser visto de longe; o melhor de tudo é que boa parte dos châteaux (diz-se que são mais de 300) podem ser conhecidos por dentro e estão abertos à visitação de turistas. Outros funcionam como hospedagem – ou seja, além de visitar o castelo, você tem a oportunidade de dormir nele!

Châteaux como o Chambord – o maior castelo do Vale do Loire – ou Chenonceau – que pertenceu a mulheres como Diane de Poitiers e Catarina de Médicis – são programas imperdíveis no roteiro dos turistas. Tem château cercado por água, como o D’azay-Le-Rideau; château-fortaleza, como o Chinon; château de Leonardo da Vinci; e tem até o château do Tintim (Cheverny), que inspirou o autor do personagem a criar o palácio fictício Moulinsart. O Loire (pronuncia-se “luárr“) tem castelos de todos os tipos e, como são muitos, é bom preparar sua listinha de favoritos antes de ir – difícil é não ficar com o coração partido por ter que escolher só alguns.

Associe esse cenário pitoresco às cidades charmosas, como Blois e Amboise, que têm ruas de pedra, edifícios antigos, pontes em arcos que passam sobre os rios e o clima pacato de cidades do interior. Alugue um carro para passear despreocupado, apreciar os campos verdinhos e as casas locais, e, claro, reserve um tempo do seu dia para se deliciar com a culinária francesa – de preferência, acompanhada por um vinho. O Vale do Loire é um lugar encantador: um sonho presente, mas cheio do glamour dos séculos passados.