Barra do Garças

01/02/2019 |

 

O Parque Estadual da Serra Azul, um dos braços da mística Serra do Roncador, é a principal atração da cidade. Repleta de cachoeiras, trilhas, grutas, sítios arqueológicos, flora e fauna nativas, a reserva ocupa uma área de 11 mil hectares cercados de lendas e mistérios. Os passeios, que devem ser feitos com guias, levam ao Mirante do Cristo, local perfeito para apreciar o encontro dos rios Garças e Araguaia; e às cachoeiras da Maçonaria, do Cristal e do Pé-da-Serra, consideradas as mais bonitas.

Fora da área do parque, onde há diversas comunidades esotéricas e tribos indígenas, há muito para se ver. Algumas curiosidades chamam a atenção dos estudiosos, como a Caverna dos Pezinhos, com marcas de pegadas nas paredes e no teto, sendo algumas com seis dedos.

Já a Lagoa Encantada nunca teve sua profundidade determinada e, apesar das águas limpas, não abriga nenhuma forma de vida. Na Gruta Seca – na verdade, um conjunto de túneis -, uma das câmaras abriga um mobiliário de pedra semelhante aos modernos, enquanto as outras são tomadas por estranhas formações de estalactites e estalagmites.

Para quem quer distância dos mistérios que assolam a região, a dica é curtir as praias formadas pelo rio Araguaia. Esportes náuticos e pesca são as atividades preferidas.

No período de secas – inverno -, shows musicais movimentam as prainhas, não raro visitadas por botos-cor-de-rosa!