Festival de Curitiba

14/02/2024 |
Festival de Curitiba
Marco Nanini sobe ao palco do Guairão em “Traidor”, com direção de Gerald Thomas, no Festival de Curitiba. (Foto de: Matheus José Maria/Divulgação)

 

O Festival de Curitiba é um dos eventos culturais mais importantes do Brasil. O evento é considerado um verdadeiro marco das artes cênicas. Mais do que um festival de teatro, este evento é um catalisador de talentos e de tendências culturais e artísticas.

Tudo começou em 1992 com um festival que reuniu 14 espetáculos. O objetivo é promover a convergência das artes com o lazer e, aos poucos, o Festival de de Teatro de Curitiba se tornou um dos principais eventos mundiais de artes cênicas do mundo, sendo palco de estreias nacionais e internacionais, além de trazer inúmeros artistas de renome nacional.

Uma das características mais marcantes do Festival de Curitiba é a sua abrangência, que vai desde produções de teatro clássico até experimentações contemporâneas, passando por dança, circo, música e artes visuais. Essa diversidade de linguagens e estilos contribui para a democratização do acesso à cultura, oferecendo opções para todos os gostos e idades.

Festival de Curitiba: Muito além das artes cênicas

Além dos espetáculos em si, o festival também promove uma série de atividades paralelas, como debates, oficinas, workshops e encontros com artistas, que enriquecem ainda mais a experiência do público. Essas iniciativas não apenas proporcionam um maior entendimento sobre os processos criativos envolvidos nas produções, mas também estimulam o diálogo e a reflexão sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Ao longo dos anos além das artes cênicas, o Festival de Curitiba expandiu suas fronteiras agregando outros eventos artístico-culturais, tais como a Mostra Lúcia Camargo, o Fringe, o Risorama, o Mishmash, o Programa Curitiba, o Gastronomix e o Interlocuções.

Confira toda a programação do Festival de Curitiba no site oficial do evento.

Veja o que mais Curitiba Tem!