Algumas pessoas cultivam o mau hábito de guardar tudo na geladeira, mas a questão é que nem tudo pode ir para o refrigerador. A explicação – para os alimentos – é simples: alguns deles vão se deteriorar, perder sabor e textura.
Confira aqui o que não deve ficar guardado dentro da geladeira e aumente a durabilidade dos alimentos.
- TOMATES. A refrigeração faz com que esta fruta se deteriore mais rapidamente e perca o sabor natural.
- BATATAS. Se colocadas podem perder seu sabor e textura. O ideal é armazená-las em um saco de papel e dentro em um armário.
- CEBOLAS. Elas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las em um armário. E outro detalhe importante: deixe-as longe das batatas, caso contrário elas irão apodrecer mais rapidamente.
- ALHO. Ele poderá durar até dois meses fora da geladeira, se ficar em um lugar fresco e seco. Caso contrário, na geladeira, ele vai mofar, ficar borrachento e até brotar.
- PIMENTA. O vidrinho de pimenta em conserva tem que ficar fora do refrigerador, estando aberto ou fechado. É um alimento que dura até três anos sem porque possui ingredientes que o conservam, como vinagre e azeite.
- CAFÉ. O café em pó deve ser colocado em recipientes que não entrem ar dentro do armário. A geladeira cria condensação, que afeta o sabor.
- PÃO. Coma-o na hora ou em até quatro dias, mas não guardado na geladeira, porque a refrigeração o resseca mais rapidamente.
- MANJERICÃO. O certo é cortar seus galhos em diagonal e conservá-los em um copo com água (troque a cada dia ou dois), longe do sol, envolvendo em um plástico para mantê-lo úmido.
- OLÉOS/AZEITES. Não há necessidade de guardar na geladeira seu óleo ou azeite, pois eles ficarão espessos e com aspectos amanteigados.