Paraty é um destino que oferece atrações bem diversificadas, que agradam aos mais exigentes turistas. Praias, cachoeiras, roteiros culturais e históricos, ecoturismo, esportes de aventura e um cena gastronômica invejável são alguns dos programas para fazer na cidade.
Ao chegar em Paraty, o Centro Histórico é um dos lugares mais disputados. São lindos casarões coloniais que proporcionam uma verdadeira viagem no tempo. Você será transportado para os anos de 1800, data da arquitura dos quarteirões tombados pelo IPHAN. O centro é repleto de festa, música, lojas e restaurantes.
Aproveite lojinhas da Rua da Lapa e da Rua do Comércio, as portas e janelas coloridas, passeie entre os barcos no cais do porto, com vista para a Igreja de Santa Rita, a antiga cadeira e a Capela de Nossa Senhora das Dores. Aprecie os traços maçônicos na arquitetura e não deixe de tomar uma cerveja nos bares da Praça da Matriz ou experimentar um dos elaborados menus apreciando a vida passar por entre as janelas da história de Paraty.
Depois de explorar o Centro Histórico, é hora de conhecer algumas das mais de 120 praias e ilhas que compõem a baía de Paraty e arredores. O mar límpido, com águas de temperatura agradável e repletas de vida, faz você se deparar com tartarugas, golfinhos e, mais raramente, até com algumas orcas. Os passeios de barco, circuitos de lancha ou roteiros de carro e trilhas são as atrações do local.
Além do mar, você poderá curtir um bom banho de cachoeira – que podem se unir ao ecoturismo, com direito a trilhas, rappel, canionismo, arvorismo e tirolesas. Mas divertido mesmo será se aventurar em uma descida pela Cachoeira do Tobogã, onde os jovens locais dão espetáculo de manobras ao descerem a escorregadia pedra que compõe a cachoeira. Entre uma queda d’água e outra, vale experimentar algumas das melhores cachaças artesanais produzidas na região. Visite um alambique e não perca a chance de conhecer como é produzida uma das mais autênticas bebidas brasileiras, tudo à beira da histórica Estrada Real.
Quem busca por festivais e atividades culturais em Paraty não irá se decepcionar. A cidade é repleta de boas livrarias, lojas de arte, antiquários e alguns espaços destinados à produção cultural. Apesar de Paraty respirar cultura durante todo o ano, alguns eventos atraem a atenção dos visitantes. É o caso da FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece entre final de junho e início de julho. O festival reúne escritores e curiosos dispostos a debaterem e viverem intensamente a literatura. Esse é um dos períodos do ano em que Paraty fica mais cheia.
Outro festival destinado à arte é o Paraty em Foco, que reúne fotógrafos e amantes da arte do retrato, sempre no mês de setembro. Quem prefere a música não ficará de fora. Em maio, acontece o Bourbon Festival Paraty, destinado aos apreciadores de jazz; no mês de janeiro, quem reina é o festival Viva o Verão, com shows e apresentações culturais gratuitas. No mês de agosto, acontece um dos mais tradicionais encontros da cidade, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, onde a estrela é a típica bebida brasileira, que conta com produção de qualidade na cidade. Veja o calendário cultural de Paraty e aproveite para marcar a sua viagem de acordo com os seus eventos prediletos.