É comum ouvirmos pessoas reclamando que não viajam porque não tem dinheiro suficiente ou que apenas os privilegiados podem desfrutar desse “luxo”. Deixando de lado alguns casos extremos, o fato é que a maioria das pessoas não viaja porque possui outras prioridades – ter sua casa própria, um bom carro, dar o melhor à família e aos filhos, entre outros motivos. O fato é que viajar está nos objetivos, mas não é tão importante quanto ter uma segurança em seu estilo de vida.
Mas existem algumas formas de guardar dinheiro para explorar um novo destino. Confira algumas dicas de como economizar para viajar.
Tenha um cofrinho
Sabe aquelas moedinhas que voltaram depois de uma ida à panificadora? Ou aquele troco que sobrou após pagar uma conta? Coloque tudo em um cofrinho. Pode ser um vidro grande, uma latinha ou um porquinho. O que vale é colocar nele todas as notas e moedas que puder. E não vale quebrá-lo antes do tempo, hein!
Crie uma poupança
Pode ser difícil controlar todo o seu orçamento em uma única conta, por isso, crie uma poupança e separe o dinheiro destinado a viagem das finanças pessoais. Além de não misturar as duas coisas, você ganha ânimo ao ver o saldo aumentando e fica cada vez mais focado para atingir seu objetivo.
Estipule uma meta
Depois de ter um cofrinho e uma poupança, é hora de decidir quanto está disposto a economizar para atingir o seu objetivo. Consegue guardar apenas 20,00 por mês? Ou poupar 15% do seu salário? Não tem problema! O importante é o seu esforço mensal para juntar a quantia necessária para realizar a sua viagem.
Planeje com antecedência
Ao saber o destino para o qual quer viajar você já pode começar a pesquisar os preços com antecedência, fazer orçamentos e até, quem sabe, conseguir uma boa promoção. Além disso, programar a sua viagem fora de temporada pode garantir uma excelente economia!
Acabe com gastos desnecessários
TV a cabo, celular pós pago e assinatura de revistas são alguns exemplos de gastos supérfluos que você pode cortar da sua rotina. Afinal, vale um esforço para atingir aquela meta proposta e fazer a viagem dos seus sonhos, não é?
Venda o que você não usa
Seja roupas, sapatos, aparelhos eletrônicos, livros ou qualquer outro item que você não usa ou não serve mais, venda! Desapegar de coisas que perderam a utilidade pode render um bom dinheiro para ajudar na sua viagem.
Mude seus hábitos
Já pensou em substituir a academia por atividades ao ar livre? Fazer o próprio almoço ou jantar ao invés de pedir comida ou comer fora de casa? Ao invés de ir ao salão para fazer as unhas ou cabelos, fazer você mesma? Deixar o carro em casa e ir de bicicleta ou utilizar o transporte público? Evitar gastos recorrentes com roupas ou outros itens que você não precisa? Repense sua rotina e abra mão de gastos que podem não parecer, mas tornam-se supérfluos.
E o mais importante: mantenha o foco! Pode ser desesperador ter que abrir mão de tantas coisas de uma vez, mas lembre-se que é um esforço temporário para juntar o dinheiro que precisa para viajar. Essas dicas parecem trazer grandes mudanças nos seus hábitos, mas todo o seu esforço valerá a pena!