Nem só de praia é feito o verão. E as opções para refrescar esses dias de calor, além de lindas, estão mais perto de Curitiba do que você imagina.
Separamos algumas belas cachoeiras para você mergulhar nas águas geladas e na natureza.
Cachoeira do Jajá
A cachoeira está localizada no final da Serra do Mar, entre Curitiba e Morretes. Seguindo pela BR 277 sentido praias, após o radar eletrônico, no km 35, pegue a saída à direita, na Lanchonete Cachoeira. Entre na ruela depois da lanchonete e você encontrará as cachoeiras do Jajá.
O lugar cobra entrada de R$ 10, mas oferece estrutura de camping e churasqueira.
Cachoeira do Panelão
Localizada a aproximadamente 70 km de Curitiba, a Cachoeira do Panelão tem acesso limitado a 250 pessoas e cobra entrada de R$ 35.
Com uma ótima infraestrutura de lanchonete, banheiros, camping e churrasqueiras, o lugar ainda oferece a possibilidade de realizar saltos de até 13 metros de altura.
Para chegar até lá, pegue a BR 277 sentido Ponta Grossa. Logo após o primeiro pedágio, pegue a saída para Palmeira. Cerca de 80 metros antes do trevo para a Colônia Witmarsun, pegue a entrada para a Fazenda Vô Joanin, onde está localizada a Cachoeira do Panelão.
Cachoeira Salto da Fortuna
Outra belíssima cachoeira localizada a cerca de 70 km de Curitiba é a Salto da Fortuna. Para chegar até as quedas d’água é preciso percorrer uma trilha com duração aproximada de 4 horas. A trilha deve ser feita com o acompanhamento de guia, já que a cachoeira se localiza em área de preservação ambiental. As tarifas variam dependendo do tamanho do grupo. Confira os valores no site: http://calangoexpedicoes.com.br/tour/salto-da-fortuna/
O trajeto oferece uma vista muito bonita da natureza e você ainda vai passar por um alambique, uma capela e um pedaço da estrada colonial que ligava o litoral a Curitiba.
A cachoeira tem 50 metros e forma uma piscina natural deslumbrante. O acesso é feito pela Estrada da Anhaia, no Parque Estadual do Pau-Oco.
É importante levar lanches, água, repelente e protetor solar, já que o local não oferece nenhuma infraestrutura.
Salto da Boa Vista
Localizado no município de Campo Largo, o Salto Boa Vista é perfeito para a prática de rapel. Embora o volume de água seja pequeno, a altura e a natureza compensam a beleza.
O acesso para o local é feito através da Estrada no Cerne, km 34, Bateias, Campo Largo. Para chegar até a queda d’ água é preciso percorrer uma trilha de 10 minutos.
Além do Salto Boa Vista, ainda é possível praticar turismo ecológico e rural.