A ansiedade faz parte da vida da maioria das pessoas, principalmente aquelas expostas ao estresse contínuo ou que vivem sob pressão. Quando em excesso, a ansiedade desencadeia sensações de mal estar e até de fome, e é aí que mora o perigo, pois muita gente tem ataque de gula por causa da ansiedade e acaba, inclusive, ganhando peso. Mas a alimentação não precisa ser um problema ou vilã para quem é ansioso. Aliás, a alimentação adequada pode ajudar nas crises de ansiedade. Alguns alimentos combatem a ansiedade e dão a sensação de saciedade. Confira alguns deles:
Frutas:
– As cítricas – laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi – são fontes de vitamina C, o que ajuda a reduzir a secreção do cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade.
– A banana é rica em vitamina B6 e tem alto teor de triptofano, fatores que colaboram com a produção de serotonina, auxiliando o bem-estar.
Peixes e carnes magras:
– As carnes e peixes contêm um aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade de forma natural.
Lactos:
Leites e derivados, também são ótimas fontes de triptofano, aminoácido que, em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, produzem serotonina.
Chocolate:
– Os que contém mais de 70% de cacau, além de serem menos calóricos, são ricos em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina.