Cenário de novelas e palco de episódios históricos, Istambul nada mais é que a antiga Constantinopla. Cidade que oscila entre a Europa e a Ásia, também se divide entre as tradições do Oriente com a modernidade do Ocidente.
As belezas que ora lhe trouxeram fama ao longo dos séculos permanece, agora com um toque mais descolado. Restaurantes modernos e casas noturnas se mesclam com as maravilhas históricas presentes no bairro Sultanahmet.
Há muito o que se ver em Istambul, mas os principais passeios são a visita a Catedral de Santa Sofia, o Palácio de Topkaki e de Dolmabahçe, a Mesquita Azul e o banho turco (Cemberlitas Hamman).
Para economizar nos passeios, vale comprar o Istanbul Museum Pass, que dá acesso a diversos museus, em um prazo de 72 horas, por um único valor. Assim como em vários destinos turísticos, por lá também tem uma linha de turismo, que sai de hora em hora de Sultnahmed e Taksim, com duração aproximada de 90 minutos.
Saindo da praça Sultanahmed, siga pela Rua Divan Yolu, onde se encontram muitos bares, cafés e lojas. Na praça Taksim estão os grandes hotéis internacionais e é um ponto de passagem para os bairros nobres. Você também pode caminhar sobre as muralhas erguidas por Teodósio II no século 5, que dividem os bairros ocidentais de Istambul.
Não deixe de passear de barco pelo Bósforo, que custa pouco e dura, em média, 2 horas. A saída é do porto de Eminonu. Para as compras, vá até o Grande Bazar e ao Spice Bazar, os maiores da cidade. Já para quem gosta de badalação, Beyaglu é o lugar para adentrar a noite.
Se você planejou sua viagem com um pouco mais de tempo, dê um pulinho na Capadócia, que fica a 700 km de Istambul. Rochas com várias formas e balões coloridos compõe um cenário deslumbrante.
Para aproveitar ao máximo os passeios, prefira ir entre março e outubro, já que nos demais meses a temperatura costuma ser bem baixa e pode até nevar.