Ushuaia é uma cidade pequena, mas com muita coisa bacana para fazer. Se você caminhar pela orla do Canal Beagle, poderá avistar a Cordilheira dos Andes e o Porto de Ushuaia, de onde sai um passeio que leva até a Ilha dos Lobos e ao Farol Les Eclaireus.
Famosa pela sua placa do “Fim do Mundo”, a cidade tem uma história recente. Tudo começou com a construção de um presídio, hoje transformado em Museu Marítimo. Para conhecer um pouco mais da história do lugar vale a pena fazer o passeio no Trem do Fim do Mundo, que leva ao Parque Nacional Tierra del Fuego. O parque é muito grande e belíssimo, rendendo um dia todo de passeios em meio à natureza.
A cidade tem seu forte nos passeios ao ar livre, portanto nada de ficar curtindo a cama até muito tarde! Com o tempo aberto a pedida é conhecer o Glaciar Martial, de teleférico ou à pé. A vista de lá é linda, além da neve ser quase uma certeza em todas as estações do ano. Com um pouco de preparo físico já dá pra conhecer também o mirante, que demanda mais duas horas de caminhada morro acima. Esse passeio é mais fácil de fazer no verão, já que no inverno o excesso de neve atrapalha um pouco a caminhada.
Vale ainda o passeio de 4X4 até os lagos Fagnano e Escondido, aproveitando o embalo para fazer trekking no Lago Esmeralda. Se você conhecer Ushuaia no inverno, reserve alguns dias para aproveitar os centros invernais. O mais indicado para iniciantes é o Cerro Castor, mas se você prefere o esqui plano, vá ao Tierra Maior.
A noite não tem muitas opções de balada, mas você pode aproveitar para jantar nos inúmeros restaurantes ou fazer compras na Av. San Martín. Fuja do comum e gaste algumas fichas no cassino local.
E, por fim, leve roupas próprias para a neve, principalmente calçados, já que quase todos os passeios tem algum trecho de caminhada.