Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual desde 1966, o Parque Estadual de Vila Velha possui diversos atrativos naturais, além da rica fauna e flora. Com locais propícios para a caminhada, os destaques do parque são as Furnas, a Lagoa Dourada e os Arenitos.
A fauna do parque vive em ambiente natural, sem viveiros ou cercados. Ao todo são mais de 376 espécies dividindo harmonicamente o espaço de 3.112 hectares. Entre essas espécies podemos encontrar animais ameaçados de extinção, como o bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, lobo-guará, jaguatirica, a sariema e o caboclinho.
A principal atração do parque são as Furnas: depressões circulares com 80 metros de diâmetro e até 100 de profundidade, onde corre uma cascata de água de 50 metros.
O parque conta com três trilhas, sendo apenas uma delas guiada.
A trilha Arenitos e Bosque tem extensão de 2671 metros, de dificuldade leve e aproximadamente 2 horas de percurso. Nessa trilha o visitante pode observar as formações em arenito e a fauna e flora locais.
A trilha Furnas tem extensão de 500 metros, grau de dificuldade leve e dá acesso ao mirante e às Furnas 1 e 2. O tempo estimado do percurso é de 1 hora.
A trilha Lagoa Dourada é a única guiada. Tem extensão de 400 metros, dificuldade leve e dá acesso à lagoa para observação da fauna aquática e do ambiente.
Todas as trilhas possuem pavimentação e paradas estratégicas para observação da natureza. Para as trilhas existe transporte que leva o visitante até o início de cada uma delas. O parque conta com quiosques, lanchonetes, sanitários, estacionamento, pontos de descanso e relaxamento e água potável. Piqueniques são permitidos desde que com lanches frios.
O Parque Estadual de Vila Velha está localizado próximo a cidade de Ponta Grossa, com entrada identificada pela Rodovia 376. O parque abre de quarta a segunda, das 8h30 às 15h30.
Dica: vá com roupas leves, calçados confortáveis e fechados, use protetor solar e chapéu.