Upcycling na perfumaria

15/11/2021 |
Upcycling na perfumaria

Upcycling é um método para criar algo novo a partir de itens que seriam descartados. Esse conceito é bem difundido na indústria da moda, design e até mesmo gastronomia (aprenda a fazer arroz carreteiro com a carne que sobrou do churrasco). Essa tendência também chegou na indústria dos cosméticos. Mas afinal, como funciona o upcycling na perfumaria?

A upcycling na perfumaria chegou através da utilização de ingredientes que seriam jogados fora. Esses materiais produzem novas fragrâncias. Neste método são utilizados elementos como sobras de frutas da produção alimentícia, cascas de árvores da indústria moveleira e até mesmo águas que eram descartadas em algum outro método industrial.

Todas as indústrias que produzem perfumes utilizam fórmulas ultra-secretas para criar suas fragrâncias. No entanto, algumas análises apontam que o upcycling na perfumaria é um conceito que chegou para ficar. Reutilizar ingredientes e aproveitar todas as partes das matérias-primas é um conceito forte em todo mundo e isso será uma tendência também na área de cosméticos.

Upcycling na perfumaria

Perfumes e cosméticos orgânicos estão sendo desenvolvidos em todo o planeta e há uma tendência de crescimento nesse mercado para os próximos anos. Atualmente há uma geração de fragrâncias conscientes que se preocupam com os processos sustentáveis do início ao fim da produção. Ou seja, na criação do perfume são escolhidas matérias primas ecologicamente corretas, embalagens recicladas e há uma preocupação da emissão de carbono em relação ao transporte. Mesmo com essa maturidade, o conceito de upcycling na perfumaria ainda é novidade.

O primeiro perfume de luxo criado através de itens que seriam descartados foi o Les Fleurs Du Déchet ou I am Trash (Eu sou Lixo, em tradução literal). Esse produto é uma revolução criativa que rompeu diversos paradigmas. 

Segundo Auriélien Guichard, perfumista da Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, é possível utilizar ingredientes reciclados sem perder a qualidade da fragrância. Atualmente ele reutiliza materiais antes descartados para criar seus perfumes.

Alguns exemplos do uso do upcycling na perfumaria são a utilização do óleo de madeira, cistos absoluto e Hinoki, madeira de uma árvore japonesa considerada sagrada e tradicionalmente utilizada para banhos terapêuticos e espirituais. Nesse último caso, os resíduos das árvores são recuperados, tornam-se óleos essenciais.

O futuro da perfumaria

Assim como a moda, a perfumaria é um mercado dinâmico que está sempre em evolução. Com a tendência dos consumidores serem cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade é muito provável que o upcycling seja utilizado por um número cada vez maior de empresas.

Os ícones clássicos da perfumaria sempre existirão. Porém é provável que as indústrias passem a produzir suas próprias flores e insumos para garantir a qualidade dos ingredientes e controlar a emissão de resíduos.

Em um futuro próximo, cada vez mais empresas utilizarão o upcycling na perfumaria ou ainda usarão ingredientes biodegradáveis, extratos naturais obtidos de forma sustentável ou elementos sintéticos criados uma química verde.