A evolução humana e os efeitos que causamos sobre a natureza ocasionaram diversos danos ao meio ambiente. Esses danos, se não forem controlados, podem até comprometer a civilização a longo prazo. No entanto, para tentar evitar uma catástrofe de grandes proporções, as nações criaram leis de proteção ao meio ambiente que visam preservar os recursos naturais. Essas leis possuem um importante papel na proteção do planeta. Tais políticas, resoluções, decretos, normas técnicas, programas e projetos garantem que as empresas ao redor do mundo apliquem um programa minimamente sustentável.
No Brasil, a primeira lei ambiental foi criada nos anos de 1600 e ficou conhecida como o “Regimento do Pau-Brasil”. No entanto, apenas em 1981 o país passou a ter uma Política Nacional de Meio Ambiente como um plano integrado e generalizado de proteção ambiental. A partir desse marco surgiram diversos instrumentos legais para cuidar e proteger do meio ambiente.
As legislações ambientais são fundamentais para que a sociedade conduza a evolução de forma sustentável e assim garanta a vida das gerações futuras. A partir do cumprimento dessas leis é possível verificar o sucesso das políticas de proteção ambiental e, caso seja necessário, adaptar essas ações para que se consiga praticar a sustentabilidade de fato.
Todos temos direitos e deveres ambientais. E, para pensar no futuro, precisamos atuar no presente, seguindo as diretrizes ambientais em todos os locais e esferas da sociedade. Para isso é preciso começar a mudar o pensamento dentro de casa e expandir, chegando até em nossos ambientes de trabalho ou na escolha dos produtos e serviços que consumimos.
Empresas sérias e comprometidas com o meio ambiente devem levar a risca a legislação ambiental dentro de suas atividades. É o caso do Cemitério Vertical de Curitiba, uma empresa realmente sustentável.
O Cemitério Vertical de Curitiba segue legislações que orientam a operação do seu negócio. Dentre as várias leis estão: Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Portaria do Ministério da Saúde, Decreto Municipal de Curitiba, Resolução da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná (SEMA), padrões operacionais da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), dentre outros;
A preocupação com o cumprimento integral da legislação ambiental é sinal de respeito com a sociedade, com a natureza e com o futuro. Por isso, sempre que for consumir qualquer produto ou serviço exija que a empresa tenha todo o cuidado necessário para a preservação do planeta.