Cemitérios oferecem serviços essenciais a sociedade. Ao pensarmos em empresas sustentáveis, isso também deve ser levado em consideração na hora de escolher uma necrópole.
Cemitérios verticais, por exemplo, são modelos que vem se popularizado ao longo dos anos. Como seu crescimento é feito “para cima”, eles ocupam menos espaço físico, podem ter um controle mais rígido do solo e, desta forma, eles possuem um ótimo apelo socioambiental.
Santos (SP), Passo Fundo (RS), São Vicente (SP), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Santa Cruz do Sul (RS) são algumas das cidades que já possuem cemitérios verticais no Brasil. Esses estabelecimentos colaboram para deixar os municípios mais verdes e limpos.
E Curitiba? Como são as coisas na cidade mais sustentável do país?
O Cemitério Vertical de Curitiba é um dos primeiros cemitérios verticais do Brasil. Esse pioneirismo começou na década de 1980 e o estabelecimento leva a sério essa bandeira.
Curitiba se destaca pelo planejamento urbano, gestão exemplar dos resíduos, parques lineares e espaços verdes. A capital paranaense se preocupa tanto com o meio ambiente que ganhou um título de Cidade Sustentável.
O Cemitério Vertical de Curitiba, faz sua parte. Além de ser uma necrópole de ocupação urbana mais inteligente, a empresa também pratica a reciclagem, reutilização e destinação adequada de seus resíduos. O Cemitério Vertical de Curitiba ainda faz um monitoramento constante para analisar a qualidade das águas e como está o tratamento de seu esgoto. Além disso a empresa também tem um bosque nos fundos de seu terreno.
Se Curitiba apresenta bons índices de qualidade do ar, o Cemitério Vertical de Curitiba também faz sua parte. A empresa comprova periodicamente que nenhuma de suas operações geram poluição atmosférica. Nem mesmo o crematório do Cemitério Vertical, o único da capital paranaense, emite gases poluentes. Todo processo de cremação passa por uma série de filtros e a única emissão é de vapores d’água.
A capital paranaense é conhecida por cuidar bem de seus habitantes e turistas. O Cemitério Vertical de Curitiba adota a mesma prática, tendo uma política interna voltada a capacitar seus colaboradores para terem mais engajamento sobre os temas ambientais.
O Cemitério Vertical de Curitiba e a capital paranaense estão pensando no futuro há muito tempo. A prática da responsabilidade ambiental deve acontecer diariamente e deve ser adotada por todos. E você? Também faz a sua parte?