Sinais que o corpo dá quando se bebe pouca água

13/08/2021 |
O que acontece quando você bebe pouca água

Beber água é fundamental para a saúde. Mas qual a quantidade ideal? O que acontece quando se bebe pouca água?

Durante muito tempo os médicos e nutricionistas recomendavam 2 litros de água (ou oito copos) diariamente. Hoje sabe-se que esse números são uma média que a quantidade varia de pessoa para pessoa.

Para descobrir a quantidade ideal de água a ser bebida diariamente multiplique seu peso por 0,03. Essa é a quantidade de litros que você deverá beber. Se você pesa 60 quilos, por exemplo, deverá ingerir 1,8 litro.

Uma dica importante: não beba tudo de uma vez. Divida essa quantidade ao longo do dia para que seu organismo aproveite a água e para que não ocorra a sobrecarga de nenhum órgão. Uma dica é tomar um pouco de água sempre que fizer xixi.

Sinais que seu corpo dá quando você bebe pouca água.

Beber pouca água ocasiona dor de cabeça e tonturas

Nosso cérebro é um dos órgãos que mais necessita de água. Em casos de desidratação pode ocorrer tontura e dores de cabeça. Os motivos disso acontecer podem ser vários. A explicação mais comum é que, quando há pouco líquido, ocorre uma contração dos vasos do cérebro, o que gera uma sensação dolorosa.

Urina de cor escura é um sinal que você está bebendo pouca água

Se a sua urina estiver amarelo escuro ou com um odor mais forte que o normal é um sinal que você precisa beber mais água. Isso acontece devido à maior concentração de uréia, que é a forma que o corpo possui de eliminar as toxinas ingeridas. Caso você não beba água os suficiente, seu corpo retém o líquido que está armazenado e reduz a eliminação de água pelos rins.

Suor com odor mais forte

Assim como a urina, quando você bebe pouca água, seu suor também pode ter um odor mais forte. A explicação é a mesma: quanto menos diluídas as toxinas que devem ser liberadas pelo corpo, maior será o odor.

Prisão de ventre pode ser um sinal do baixo consumo de água

Se você sofre com prisão de vente, pode ser devido à pouca ingestão de água. Os movimentos peristálticos que ocorrem no intestino são involuntários, porém eles dependem da hidratação. Com a quantidade correta de água o bolo alimentar será transformado em bolo fecal mais facilmente e tudo isso irá melhorar sua saúde intestinal.

Beber pouca água pode causar cansaço e irritabilidade

Esses são considerados sintomas tardios relativos à baixa ingestão de líquidos. Como a água participa de diversas reações do organismo, cada área do corpo vai “reclamar” a sua maneira. Se o sistema nervoso central for afetado com a desidratação você poderá ter mais cansaço e irritabilidade porque algumas proteínas fundamentais para o bom funcionamento do órgão não recebe água o suficiente.

Tomar pouca água pode dar cãibras

Os músculos precisam de água para funcionar de modo adequado. Eles precisam de um equilíbrio dos minerais ingeridos e a água é o elemento central para que essas reações aconteçam em seu organismo. Sem líquido suficiente o resultado pode ser o aparecimento de cãibras.

Beber pouca água aumenta a vontade de comer doces

Sua vontade de comer doces pode ser uma estratégia do corpo para dizer que você precisa de mais água. Isso ocorre porque quando a água está carregada de glicose ou sódio ela penetra melhor nas células. É por isso que o soro caseiro (água, açúcar e sal) funciona.

Sede, pele seca e boca seca

Ter sede é um sinal claro do organismo. No entanto, durante nossa rotina, as vezes é difícil prestar atenção até nisso. Pele e boca secas são sinais mais tardios, mas eles são um forte indício que você precisa beber mais água.

Gostou desse post? Então descubra se água com gás é tão saudável quanto a água mineral e veja dicas de como beber 2 litros de água durante o dia.