Perigos do estresse excessivo

23/10/2015 |

mulher-jovem-sobrecarregada-no-trabalho-nutridirect

 

No Brasil, cerca de 1,3 milhão de pessoas já foram afastadas do trabalho em função da saúde relacionados ao estresse excessivo.

Os sinais mais comuns de estresse são aumento da irritabilidade, falta de concentração, perda de produtividade e da qualidade do trabalho, desmotivação, sensibilidade extrema, dificuldades com sono e com alimentação, entre outros.  “A pessoa deve se preocupar quando os sintomas se tornam muito frequentes, quando ela não consegue mais dominar as reações. Porque, além de serem fatores impeditivos para o trabalho, são também fatores de risco para diversas doenças, como as cardiopatias, úlceras, artrites, depressão e transtornos de pânico”, orienta a psicóloga Janete Capel.

A lista de problemas de saúde que podem surgir em função do estresse é enorme. Alguns deles são alergias, transtorno de pânico, infecções causadas por baixa imunidade, depressão, asma, bronquite, contração muscular crônica, enxaqueca, gastrite, obesidade e alguns tipos de câncer.

O estresse é inevitável, pode acontecer naturalmente no dia a dia. Assim que os sintomas mais intensos começarem, o ideal é pedir afastamento do trabalho e iniciar um tratamento terapêutico e/ou psicológico para evitar maiores transtornos. Adquirir hábitos saudáveis, praticar exercícios, sair para se divertir, ler livros e até preencher palavras cruzadas são algumas das dicas que os especialistas dão para quem começa o tratamento.