O que pode ser a pálpebra tremendo?

15/03/2024 |
pálpebra tremendo

A pálpebra tremendo é algo irritante e difícil de controlar. Essa sensação pode durar dias, com breves intervalos. Mas, afinal, por que isso é tão comum e, ao mesmo tempo, difícil de evitar?

Chamado de mioquimia palpebral, o tremor nas pálpebras não é uma doença, mas sim um sinal de alerta: esse sintoma indica que algo não está bem no seu corpo e no seu estilo de vida.

Veja quais são os fatores relacionados com a pálpebra tremendo e o que fazer em cada caso:

  • Fadiga: pode ser causada pelo uso contínuo de monitores (síndrome da visão do computador). Nesses casos, faça pausas no trabalho para descansar os olhos.
  • Estresse: uma das principais causas da pálpebra tremendo é o estresse e a ansiedade. Nesses casos, tente resolver o que está lhe deixando ansioso. Relaxantes musculares leves também podem ser usados sob orientação médica.
  • Secura nos olhos: também pode estar relacionada ao uso contínuo de computadores ou vídeo games. Use colírios lubrificantes preventivamente e aumente a umidificação do seu ambiente de trabalho.
  • Cafeína: o consumo excessivo de cafeína, bebidas energéticas ou cigarro pode estar associado à pálpebra tremendo. Nesses casos, suspenda o uso.

Como o estresse influencia na mioquimia palpebral

A mioquimia palpebral surge porque liberamos hormônios ligados ao estresse que afetam o sistema nervoso. Esses hormônios estimulam a região, causando contrações involuntárias.

Doenças como mal de Parkinson e a Síndrome de Tourette podem desencadear tiques, reações rápidas e movimentos repentinos associados aos tremores.

Se você tiver esse sintoma com frequência, o ideal é consultar um oftalmologista para descartar outras doenças, como conjuntivite e olho seco, por exemplo.

Como evitar a pálpebra tremendo

Na maioria dos casos, um estilo de vida mais tranquilo ajuda a acabar com os espasmos. Meditação, yoga, exercícios físicos e outras práticas podem ajudar a aliviar o estresse e acalmar o paciente.

Caso o tremor seja muito incômodo, aplicar gelo para anestesiar a musculatura da região pode ajudar. Em casos de tremor crônico, injeções de botox podem ser uma alternativa, com prescrição médica. A toxina botulínica bloqueia o impulso nervoso da musculatura, interrompendo a contração.

Por outro lado, ignorar esses sintomas pode levar a doenças mais graves, como depressão, ansiedade, hipertensão e até mesmo doenças cardíacas.