“Qual médico trata os problemas do sono?” é uma pergunta feita por muito mais pessoas do que se imagina. Os distúrbios do sono afetam milhões de pessoas e interferem na qualidade de vida e no bem-estar. Esses males abrangem uma ampla gama de condições que afetam a capacidade de uma pessoa dormir adequadamente durante a noite. Isso pode significar desde a insônia, caracterizada pela dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, até distúrbios mais complexos, como a apneia ou a síndrome das pernas inquietas.
Os distúrbios do sono podem ser causados por diversos fatores, incluindo estresse, ansiedade ou problemas de saúde subjacentes como problemas respiratórios e neurológicos. Quando alguém enfrenta dificuldades persistentes em dormir é importante procurar a orientação de médicos especializados no tratamento de distúrbios do sono. Os profissionais consultados variam dependendo do tipo e da gravidade do problema. Confira os mais indicados:
Que médico trata os problemas do sono
Especialista em Medicina do Sono
O Especialista em Medicina do Sono é o médico mais indicado e capacitado para avaliar e tratar as condições que afetam a qualidade do sono. Eles são capazes de avaliar casos de insônia, sonambulismo, roncos e até apneia.
Neurologista
Quando há uma suspeita que os problemas do sono estão relacionados a uma condição neurológica, como Parkinson, Alzheimer ou depressão, o neurologista pode ajudar no tratamento.
Pneumologista
Este profissional é indicado quando os problemas do sono estão relacionados à respiração. É o caso de males como a apneia ou o ronco.
Outros médicos que podem ser consultados
Além destes profissionais, outros médicos podem ser consultados quando há algum problema em dormir. Alguns exemplos são:
- Clínico geral;
- Otorrinolaringologista;
- Psiquiatra;
- Pediatra.
Embora esses profissionais não seja especializados, eles são capazes de identificar e tratar muitos males que podem afetar a qualidade do sono.
Quando ir ao médico tratar os problemas do sono
Ter uma noite mal dormida uma vez ou outra é normal. No entanto, é importante marcar uma consulta quando surgem os seguintes sintomas:
- Sensação de cansaço excessivo durante o dia;
- Dificuldade para pegar no sono;
- Dificuldade para dormir várias horas seguidas;
- Sono inquieto constante;
- Ronco persistente.
Além disso, um médico deve ser consultado caso outras pessoas relatem pausas de respiração durante o sono ou se ranger os dentes enquanto dorme (bruxismo).