Maracujá é bom para acalmar?

27/08/2021 |
Maracujá é bom para acalmar?

Natural da América do Sul, a Passiflora possui várias espécies divididas entre trepadeiras, arbustos e herbáceas. A planta é conhecida pelo seu fruto, o maracujá. Mas afinal, será que o maracujá é bom para acalmar? A resposta é sim! Porém, as coisas não funcionam do jeito que muitas pessoas imaginam.

Há mais de 600 gêneros diferentes de passiflora. O tipo mais estudado é a Passiflora incarnata, planta que tem mais quantidade de passiflorina, um princípio ativo com ação calmante e relaxante.

A passiflorina atua inibindo o neurotransmissor GABA que tem uma ação depressora do sistema nervoso central, ajudando a diminuir a ansiedade e relaxar sem prejudicar as atividades diárias. Ao contrário do que se pensa, essa substância não estimula o sono.

Apesar da fama não é no suco da fruta que encontramos a maior quantidade de propriedades calmantes e sim nas folhas. Por isso, em se tratar de efeitos relaxantes, o fruto do maracujá tem um efeito leve, sendo mais percebido em pessoas mais sensíveis, como crianças.

A folha do maracujá é boa para acalmar

Há uma série de estudos que mostram que o efeito calmante da planta só ocorre quando há uma concentração muito grande de passiflorina. Por isso, a melhor forma de garantir os efeitos relaxantes do maracujá é através do chá das folhas ou dos extratos em cápsulas.

Como fazer chá de folhas maracujá

O chá de folhas de maracujá pode ser feito com a infusão das folhas verdes ou desidratadas. Basta colocar uma colher de sopa em 250ml de água e esquentar. Desligue a água antes de atingir o ponto de fervura e deixe as folhas por alguns minutos antes de coar para obter todas as propriedades da bebida.

O recomendado é consumir a bebida imediatamente. O chá de folhas de maracujá, se guardado na geladeira, pode fermentar e, com isso, mudar suas propriedades.

Extratos em cápsulas

Uma das melhores formas de usar as propriedades do maracujá para acalmar é através de extratos em cápsulas que podem ser encontradas em farmácias. Esses produtos passam por uma série de estudos clínicos que comprovam sua eficácia como calmante.

Por se tratar de um produto natural, os extratos de maracujá são vendidos livremente e não há contraindicações. No entanto, sempre é recomendado o acompanhamento médico, especialmente se você estiver passando por um período de ansiedade, compulsão ou outros problemas de ordem emocional.

E o suco de maracujá?

Mesmo tendo um efeito leve em relação a passiflorina, a fruta do maracujá é considerada um alimento funcional, ou seja, ele traz muitos benefícios à saúde.

O maracujá é rico em flavonoides, fonte das vitaminas A, C, B1 e B12, cálcio, fósforo e ferro. Esses nutrientes fazem que o maracujá seja ótimo para fortalecer o sistema imunológico. Ele também combate os radicais livres e as respostas infamatórias do corpo por causa de seus antioxidantes.

Além de todos esses benefícios o maracujá melhora as cólicas intestinais e menstruais, traz melhorias para o coração ao fortalecer os vasos sanguíneos e funciona como um anti-hipertensivo.

Veja mais como controlar a ansiedade.