Evite hábitos que podem causar enxaqueca

27/04/2015 |

destaque-enxaquecaA enxaqueca afeta cada vez mais pessoas. As causas são as mais variadas, estresse, uso de medicamentos fortes, problemas neurológicos e tensionais. E quem mais sofre são as mulheres.

Normalmente os sintomas são incapacitantes e é muito difícil suportar a dor até que ela passe. Mas além dos tratamentos para a doença, abandonar alguns hábitos pode ajudar a diminuir as crises.

Automedicação

Logo que a dor começa, você vai lá e toma um analgésico. Vai ajudar a melhorar, certo? Errado.

O uso de analgésicos mais de uma vez por semana pode tornar o corpo dependente. O efeito que deveria ser de alívio passa a ser o contrário, isso porque, ao abusar dos medicamentos, o corpo perde suas defesas contra a dor, agravando ainda mais o problema ao longo do tempo.

Alimentação incorreta

Alguns alimentos são sabidamente prejudiciais para quem sofre de enxaqueca: leite e derivados, chocolates, café, condimentos, aspartame e alimentos cítricos reagem com a química cerebral, diminuindo a produção de um hormônio chamado serotonina, agravando ainda mais os quadros de dor. Tão ruim quanto alimentar-se mal é ficar em jejum. Portanto, evite ficar mais de 4 horas sem comer.

Cigarro e bebida alcoólica

Que esses dois itens não fazem bem pra saúde todo mundo sabe. Mas além dos males já conhecidos, também podem agravar os quadros de enxaqueca. O tabagismo causa o enrijecimento dos vasos sanguíneos, enquanto o álcool os dilata, causando o aumento da dor, diretamente relacionada a circulação.

Sedentarismo

Quem sofre de enxaqueca tem uma baixa produção de serotonina, hormônio ligado ao bem estar. Praticar uma atividade física prazerosa melhora os níveis desse hormônio, diminuindo os problemas com a dor.

Estresse

Não é fácil manter-se calmo com a correria cotidiana. Mas saiba que o estresse é terrível para o seu organismo. Pode desencadear dor, insônia, mal estares, problemas de pressão arterial e até episódios contínuos de enxaqueca. Para combater esse problema experimente atividades como acupuntura, massagem relaxante, leitura e meditação. Mais que a enxaqueca, vai te ajudar a prevenir muitos outros problemas.