Como tornar a atividade física um hábito?

20/05/2022 |
Tornar a atividade física um hábito
Photo by Monika Kabise on Unsplash

Segundo a OMS, o ideal é praticarmos de 150 a 300 minutos de atividade física por semana. O problema é que para muita gente isso é um grande desafio. Para te ajudar a sair do sofá vamos te ensinar como tornar a atividade física um hábito.

Rotina corrida, desejo de resultados rápidos, mudanças bruscas de comportamento fazem com que 50% das pessoas desistam das atividades físicas antes de completar 3 meses de prática contínua.

Não existe uma receita infalível para deixar o sedentarismo. No entanto, com essas dicas para tornar a atividade física um hábito, você irá melhorar sua disposição, humor, saúde e sono.

Dicas para tornar a atividade física um hábito

1. Faça o que você gosta

É importante movimentar o corpo, independentemente da atividade. Esqueça imposições da sociedade, como a obrigatoriedade de fazer musculação. Faça o que você gosta! Vale caminhada, aula de dança, pular corda, artes marciais, bike, jogar volei, futebol ou, pilates. Seu corpo, suas regras!

2. Não tenha pressa

Quando você tomar a atitude de largar o sedentarismo, não chegue no primeiro dia fazendo tudo o que se propôs a fazer. Vá aos poucos, com metas viáveis e próximas da realidade. Começar de forma dura pode causar um efeito contrário e estimular a desistência.

3. Dica para tornar a atividade física um hábito: não se compare com ninguém

Decidiu ir treinar com um amigo e começou a competir para ver quem levanta mais peso ou quem é mais rápido na esteira? Esqueça! Cada um tem seu ritmo e sua meta. Dê o seu melhor e diariamente.

4. Crie incentivos

Você pode “sabotar” seu cérebro quando cria incentivos para treinar. Por exemplo, vá para a academia ouvindo seu podcast favorito e só escute esse programa lá. Ou ainda separe uma playlist especial para esse momento. Com essa atitude será mais fácil de tornar a atividade física um hábito.

5. Use aplicativos

Há vários aplicativos que podem ajudar você a praticar atividades físicas. Tem apps que te ajudam a correr, caminhar ou andar de bicicleta. Eles mostram seu rendimento e te estimulam a melhorar. Há ainda outros aplicativos que mostram como treinar em casa sozinho e várias outras opções.

6. Conheça o lugar onde você está

Quem pratica atividade ao ar livre tem a oportunidade de conhecer novos locais. Pode parecer óbvio, mas explorar o bairro é um ótimo incentivo para tornar a atividade física um hábito constante. Crie desafios como “hoje vou conhecer essa praça” ou “hoje vou apreciar a arquitetura do bairro”.

7. Uma forma fácil de tornar a atividade física um hábito é treinar com amigos

Combine com um amigo, colega ou familiar de fazer exercícios juntos. Vocês podem ir caminhar, andar de bike, treinar na academia ou fazer qualquer outra atividade. Com esse estímulo constante, um ajuda o outro a manter a rotina de treinos em dia.

8. Faça seu horário

Se você é uma pessoa noturna, não se cobre em acordar cedo para ir para a academia. Você pode e deve encaixar os exercícios no horário que faz mais sentido para você.

9. Fazer exercícios é ter um tempo só seu

Em uma rotina cada vez mais corrida não é fácil encontrar tempo para praticar esportes. No entanto, lembre-se: fazer exercícios é entender que esse é um tempo seu. Esse autocuidado evitará doenças e fará que você tenha mais disposição para tudo.

10. Não está feliz? Troque de atividade

Muitas pessoas enjoam de treinar e acabam desistindo. Mas, ao invés de parar, troque de atividade. Se o seu perfil é musculação mas tá cansado da academia tradicional, experimente o crossfit, por exemplo. Se você cansou da bike, tente patins. Geralmente as academias oferecem muitas aulas e você pode experimentar o que quiser!

A importância de tornar a atividade física um hábito

As atividades físicas ajudam a prevenir e tratar doenças. Para evitar ter problemas na velhice é importante se cuidar desde cedo. Portanto, não importa a sua idade, começa a se movimentar. E, lembre-se: sempre que for começar uma nova atividade física, consulte seu médico.

Veja também: