Como saber se você está desidratado

27/11/2017 |

A desidratação pode ser um problema bastante perigoso se não for tratada. É importante identificá-la o mais rápido possível e começar a repor o líquido perdido para que não atinja um estágio de desidratação grave.

Veja abaixo como identificá-la:

  1. A desidratação leve pode ser indicada pela sensação de um pouco de sede; quando ela estiver chegando a níveis alarmantes, a sede será muito grande, o que pode causar sintomas relacionados, como boca ou língua secas.
  2. Fique de olho na cor da urina no vaso sanitário. Ela pode sinalizar o estado de hidratação do corpo, tendo uma coloração amarela, amarela-clara ou amarelo-palha. Se ela estiver escura, você pode estar desidratado.Urina amarela escura indica leve desidratação, portanto, beba água imediatamente; Quando a urina estiver amarronzada ou cor de âmbar, a desidratação está atingindo níveis graves. Beba bastante água e vá ao médico se o problema persistir.
  3. Note como está o seu estado emocional. A desidratação pode levar a alterações no humor, fazendo com que você se sinta confuso, irritado ou nervoso; ao perceber que o estado psicológico não parece estar normal, há chance de existir desidratação no organismo, em especial ao perceber sintomas físicos.
  4. Procure por alterações na visão. Se ela estiver ficando turva, você pode estar desidratado; os olhos também ficarão secos, o que pode causar dor ou irritação.
  5. Preste atenção à presença de dores. Como o corpo precisa de água para funcionar corretamente, a desidratação pode levar a diversos tipos de desconfortos e dores. Cefaleias e câimbras musculares também são sintomas comuns da desidratação. As dores de cabeça também levam, em certos casos, ao aparecimento de confusão e desorientação; as câimbras musculares podem acontecer antes ou depois de fazer exercícios, em especial se o indivíduo não bebeu água suficiente para evitar a desidratação.
  6. Consulte um médico e pergunte como repor o líquido perdido. A única forma de combater a desidratação é substituindo os fluidos perdidos; para a grande maioria dos adultos saudáveis, isso significa que precisam beber água. Crianças e bebês devem, em certos casos, ingerir soluções especiais feitas com água e sal para hidratarem novamente o organismo. O médico poderá recomendar que o paciente evite refrigerantes ou sucos. Dependendo do nível de eletrólitos, os isotônicos, que são ricos em eletrólitos, serão indicados; a desidratação grave pode ser tratada através da administração de fluidos intravenosos.


Evitando a desidratação

É importante beber mais líquidos quando a temperatura estiver muito alta ou baixa. O excesso de frio ou calor pode causar desidratação; faça o possível para aumentar a ingestão de água quando a temperatura estiver em um dos extremos. Isso evita futuros episódios de desidratação.

Note se há sintomas físicos, como pele ou mãos ressecadas, quando o tempo estiver muito quente ou frio. É preciso começar a beber água para repor os fluidos perdidos ao exibir sintomas de desidratação.