Como acabar com a prisão de ventre

18/11/2016 |

prisao-de-ventreA prisão de ventre, ou intestino preso, é um problema bastante comum. Isso acontece, principalmente, pela forma como o assunto é tratado desde que somos pequenos como algo feio e errado, o que acabou gerando um monte de tabus.

Além dos preconceitos que giram sobre o assunto, tem ainda a correria do dia a dia, o estresse, a alimentação desequilibrada e falta de exercícios.

O psicológico também influencia. Quantas vezes você sentiu dores de barriga, diarréia ou ficou com o intestino preso por estar em alguma situação delicada emocionalmente? O sistema digestivo e o nervoso se conectam com muita intensidade, sendo que, quase sempre que algo incomoda na cabeça, o intestino sente.

Mas como resolver o problema? Algumas mudanças simples de hábitos já podem ajudar.

Se você está sob estresse, procure realizar atividades relaxantes, como fazer uma caminhada ou passeio em meio a natureza. Tente esquecer do mundo por alguns momentos, aprenda a meditar.

Incorpore alimentos ricos em fibras na sua alimentação, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Alimentos como o mamão e a laranja (com o bagaço) também ajudam a soltar o intestino.

Beba pelo menos 2 litros de água por dia, já que as fezes são compostas de 80% de água. Nada adianta ter uma alimentação saudável e equilibrada se você não ingerir a quantidade correta de água para que seu intestino possa formar o bolo fecal. Sucos naturais, sem adição de açúcar também entram na conta! Iogurtes com probióticos também podem ajudar, já que possuem bactérias boas que facilitam a digestão.

Evite excesso de açúcar, produtos refinados e gordurosos, carnes e condimentos, que desequilibram o intestino e podem causar irritação.

Evite o uso de laxantes por conta própria, só tome sob orientação médica. Além de desequilibrar o intestino, ainda podem condicionar o corpo a só eliminar as fezes após o seu consumo. Se você quer usar algum tipo de laxante, experimente esse: deixe 4 ameixas de molho em meio copo com água durante a noite; na manhã seguinte bata essa mistura no liquidificador e acrescente uma laranja sem casca cortada em quatro partes e uma colher de sopa de farelo de trigo. Bata bem e tome. Não coe a mistura.

Nunca segure a vontade de ir ao banheiro! Isso prejudica ainda mais. Quando não são eliminadas assim que se sente a vontade, as fezes retornam para o intestino e aumentam o bolo fecal, tornando a próxima ida ao banheiro mais complicada. Se você tem dificuldades em usar o banheiro fora de casa, pode tentar manter toalhas umedecidas na bolsa, para fazer a higiene após a evacuação e sprays anti-odores.

Encontre o seu ritmo e tente manter uma rotina de exercícios aeróbicos, como a caminhada, corrida ou bicicleta, já que a prática também ajuda a aumentar os movimentos do intestino, facilitando as idas ao banheiro.