Se você já acordou, no meio da noite, sem saber onde estava, você pode ser sonâmbulo. Essa doença causa alteração de comportamento durante o sono, sendo comum a pessoa sentar na cama e até sair de casa durante o episódio. Costuma acontecer com mais frequência na infância e desaparece ou se torna raro com o passar dos anos. Em alguns casos, quando a doença afeta ou coloca em risco a vida do paciente, é necessário o uso de medicamentos para controlar as crises.
Nem sempre é fácil reagir diante de uma crise de sonambulismo. Ver a pessoa caminhando pela casa com os olhos abertos, mas inconsciente, causa certo pânico em quem vê. Por isso, elaboramos essa lista com as verdades e mitos sobre a doença. Caso isso aconteça com você ou com sua família, esteja preparado para conduzir a pessoa de volta ao sono.
Mito ou verdade
É perigoso acordar um sonâmbulo.
Mito. O que pode acontecer é o sonâmbulo acordar sem entender onde está ou o que aconteceu. Mas não há riscos de morte ou infarto, como é falado por aí.
O sonâmbulo consegue entender orientações durante a crise.
Verdade. Quando a pessoa está em crise de sonambulismo o ideal é que se guie ela de volta para a cama apenas usando a voz e conduzindo-a. No dia seguinte ela não se lembrará de nada que aconteceu.
O sonambulismo acontece todas as noites.
Mito. As crises de sonambulismo costumam ocorrer quando o dia foi muito agitado ou estressante.
O paciente sonâmbulo pode revelar segredos.
Mito. Como a pessoa não está nem acordada nem dormindo, quase todas as suas frases serão sem sentido nenhum, seguida de balbucios ou gemidos.
Quem é sonâmbulo tem problemas para dormir.
Mito. Sonambulismo e insônia são problemas diferentes. O que pode acontecer é o paciente apresentar cansaço extremo durante o dia.
As ações de um sonâmbulo são iguais às habituais, quando ele está acordado.
Mito. Como a pessoa está inconsciente seus atos costumam ser mais grosseiros que quando está acordado. Um sonâmbulo não tem condições de fazer tarefas elaboradas.
Todo sonâmbulo deve tomar remédios.
Mito. O uso de medicamentos só é necessário quando as crises são frequentes ou quando o paciente se machuca durante os episódios.
O sonambulismo não tem cura.
Verdade. Esse distúrbio não tem cura, mas tem tratamento. Vale consultar um médico quando os episódios prejudicam a vida do paciente.