Alimentos que ajudam a controlar o colesterol alto

15/04/2015 |

alimentos-que-diminuem-o-colesterolO colesterol não é sempre um vilão, muito pelo contrário! Ele é produzido pelo fígado e tem funções importantes no metabolismo, como na produção de hormônios sexuais, cortisona, vitamina D e ácidos biliares. Cerca de 80% do colesterol que circula no sangue é fabricado pelo nosso organismo e somente a diferença de 20% é que vem da alimentação.

Uma alimentação equilibrada, associada à prática de exercícios físicos regulares contribui para manter as taxas do chamado bom colesterol (HDL) e do mau (LDL) sob controle, evitando riscos de doenças como o Alzheimer, o infarto e o derrame cerebral. Quem sofre com o colesterol alto não pode esperar que os medicamentos façam milagres. De nada adianta tomar todos os medicamentos na hora correta se não passar a prestar mais atenção nas suas refeições.

Até mesmo quem não possui o problema pode cuidar da alimentação para nunca precisar se preocupar. Confira os alimentos que contribuem para controlar o colesterol:

Peixes

Os ácidos graxos presentes nos peixes, como o ômega 3, são de extrema importância para controlar os níveis de colesterol. Além de contribuir para a prevenção de coágulos e doenças do coração.

Aveia

A aveia proporciona saciedade, mantendo o estômago trabalhando por mais tempo. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, triglicerídeos e aumenta o bom colesterol.

Nozes e castanhas

Ricas em antioxidantes, as castanhas e nozes possuem substâncias que atuam protegendo o coração, envelhecimento celular e doenças coronárias.

Chocolate amargo

Por esse alimento você não esperava, não é? Comer um pedaço de 30 gramas de chocolate amargo por dia ajuda a diminuir o LDL, o colesterol ruim. Isso porque o alimento é rico em flavonóides. Mas não vale comer uma barra de chocolate!

Alcachofra

Esse alimento ajuda a reduzir níveis de colesterol e triglicerídeos, diminuindo os riscos de diabetes e a obesidade. Além de possuir pouquíssimas calorias. Para turbinar o prato, aposte no azeite de oliva extra virgem, rico em vitamina E.

Vinho

Consumir até duas doses de vinho por dia tem efeitos semelhantes ao exercício físico no corpo. Isso porque os antioxidantes presentes na bebida aumentam em cerca de 12% os níveis de HDL, o bom colesterol.

Linhaça e soja

Ambos contribuem para aumentar o HDL e reduzir o LDL. Atenção para o consumo da linhaça, que deve ser preferencialmente moída para aproveitar todas as suas propriedades.

Açaí

O açaí, além de delicioso, está cheio de gorduras boas. Reduzem o LDL e aumentam o HDL, prevenindo doenças como o infarto. Por ser bastante calórica, o ideal é que se consuma a fruta sem outros aditivos.