Restaure móveis antigos

13/02/2015 |
destaque-restaurar
Foto: minhacasaminhacara.com.br

A consciência ambiental é uma onda crescente no mundo. Pensamos duas vezes antes de jogar fora ou trocar qualquer objeto da decoração ou de uso pessoal. Pensando nisso, algumas pessoas decidiram fazer por conta própria reformas e melhorias em móveis antigos e conseguiram resultados lindos. Prova disso são os móveis feitos com madeira de demolição: material de ótima qualidade que seria incinerado virou peça de desejo devido a sua beleza.

Mas você não precisa gastar uma fortuna comprando esses móveis, afinal, reformar o seu criado-mudo, estante, cômoda e afins é muito mais simples do que se imagina e o resultado fica lindo e customizado com o gosto do artesão. Se animou com a ideia? Então mãos à obra!

Prepare o objeto a ser reformado e o local

Restaurar um objeto pode fazer bastante sujeira. Por isso o ideal é que você separe um cantinho exclusivo para isso. Se não puder fazer na área extern da sua casa, como varandas e sacadas, lembre-se de proteger os móveis e o chão com jornal e panos, para evitar o acúmulo de resíduos de tinta e poeira.

Comece limpando o objeto a ser restaurado com um pano macio e que não solte fiapos, utilize uma solução de álcool e água para potencializar a limpeza. Tire toda a poeira e não esqueça de nenhum cantinho.

Lixando

Lixar o móvel é o primeiro passo para um boa reforma. Utilize lixa para madeira de grão fino, para não danificar a peça. Siga o sentido da madeira e não faça muita pressão para não desgastar mais um lado que o outro. Se notar algum buraquinho na peça, utilize massa corrida ou uma mistura de cola branca com os farelos da madeira para tampá-lo, depois de seco, lixe novamente.

Retire a poeira que se acumulou e limpe novamente com a mistura de água e álcool.

Hora de pintar

Você pode optar por pintar com rolinho ou com um pincel chato, tudo depende da quantidade de curvas e detalhes que a peça tem. Tintas acrílicas e a base de água são as que secam mais rápido, portanto podem ser as melhores no caso da aplicação de várias camadas.

Você pode aplicar a cor final do seu móvel desde a primeira demão ou então fazer um “fundo” com uma cor neutra, preparando a peça e corrigindo imperfeições. Lembre-se de seguir sempre a mesma direção durante a pintura, para dar um acabamento mais bonito.

Caso sejam necessárias várias camadas de tinta, aguarde pelo menos 24 horas entre cada aplicação. Se não utilizou tinta brilhante, uma demão de verniz deixa a peça ainda mais bonita.

Depois de seca, coloque os acessórios, como puxadores. Você também pode substituir gavetas por cestos que se encaixem bem nos vãos. Enfeitadas com fitas e tecidos, o resultado fica incrível.

Não esqueça de tirar fotos do antes e do depois para comparar as mudanças e todo o seu talento como restaurador de móveis.