Mitos e verdades sobre micro-ondas

19/02/2024 |
Mitos e verdades sobre o micro-ondas

O micro-ondas é um dos utensílios mais úteis da cozinha. Vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre micro-ondas, entender se ele faz mal para a saúde e aprender a utilizá-lo da melhor maneira possível.

Como funciona o micro-ondas

No interior do forno micro-ondas, encontramos uma válvula termiônica chamada magnétron, que é capaz de transformar energia elétrica em ondas eletromagnéticas. Quando o dispositivo é ativado, ele emite elétrons que são defletidos pelo campo magnético de dois imãs. Esses elétrons em movimento geram ondas de exatamente 2450 MHz.

Quando essas ondas encontram alimentos, as moléculas de água dentro deles entram em ressonância, aquecendo a comida de maneira uniforme, sempre de fora para dentro.

Quais são as utilidades dos micro-ondas?

Além de aquecer alimentos, o micro-ondas pode ser utilizado para outras finalidades, tais como:

  • Desinfetar utensílios não metálicos, como esponjas, tábuas de carne ou outros materiais feitos de plástico ou silicone.
  • Cozinhar alimentos: reduzindo a potência do equipamento e mantendo o alimento hidratado, é possível cozinhar praticamente tudo no forno micro-ondas.
  • Aquecer toalhas: o micro-ondas pode ser usado para esquentar toalhas que serão utilizadas em barbearias, salões de beleza e outros locais que realizam tratamentos estéticos.

Mitos e verdades sobre micro-ondas: ele pode causar câncer?

Uma das dúvidas mais comuns é se o micro-ondas pode causar câncer ou algum tipo de dano à saúde. A verdade é que não! As ondas eletromagnéticas geradas pelo equipamento são não-ionizantes, ou seja, incapazes de danificar tecidos orgânicos ou causar mutações.

Posso esquentar água no micro-ondas?

Não é recomendado esquentar água no micro-ondas. Quando aquecida no equipamento, a água pode atingir o ponto de fervura rapidamente, o que pode superaquecer o equipamento e o recipiente utilizado. Isso pode causar queimaduras ao retirar a água do micro-ondas e há o risco do recipiente explodir devido ao excesso de vapor. Portanto, evite ferver água no micro-ondas.

Posso esquentar açúcar ou óleo no micro-ondas?

Não é aconselhável. As moléculas presentes em óleos e açúcares não se comportam da mesma maneira que as moléculas de umidade nos alimentos. Aquecer óleo ou açúcar no micro-ondas pode causar acidentes e queimaduras na hora de retirar o recipiente do aparelho.

Mito ou verdade: alimentos perdem propriedades naturais ao serem aquecidos no micro-ondas?

Verdade! Alguns alimentos podem perder parte de suas propriedades nutricionais quando aquecidos no micro-ondas. No entanto, isso pode ocorrer também ao prepará-los no fogão ou forno. A perda de nutrientes geralmente ocorre devido ao processo de aquecimento em si, e não exclusivamente pelo uso do micro-ondas.

Mitos e verdades sobre micro-ondas: colocar metal no equipamento pode causar uma explosão?

Verdade! Os metais não absorvem as ondas emitidas pelo micro-ondas, agindo como um espelho. Por isso, nunca coloque garfos, tigelas ou panelas metálicas dentro do forno micro-ondas, independentemente do tamanho.

Recipientes plásticos podem ir ao micro-ondas?

Alguns recipientes plásticos podem não ser adequados para serem aquecidos no micro-ondas e podem liberar substâncias tóxicas. É preferível usar recipientes de vidro ou cerâmica para aquecer alimentos no micro-ondas.

Alimentos que precisam de cuidados especiais ao serem preparados no micro-ondas

  • Batatas: faça pequenos furos na casca das batatas antes de cozinhá-las no micro-ondas para permitir que o vapor escape.
  • Ovos: nunca aqueça ovos no micro-ondas com casca, pois podem explodir devido à pressão interna.
  • Mingau e molhos: estes alimentos podem produzir grandes bolhas de vapor e espirrar dentro do micro-ondas.
  • Uvas, uvas-passas, frutas desidratadas e pimentas: evitar aquecê-los no micro-ondas, pois podem pegar fogo.

Agora que você já sabe descobriu mitos e verdades sobre micro-ondas, vamos destacar alguns benefícios do eletrodoméstico:

  • Menor risco de queimaduras devido ao seu funcionamento.
  • Alimentos preparados no micro-ondas estão livres de substâncias cancerígenas, pois o equipamento não queima matéria orgânica.
  • Alimentos são cozidos mais rapidamente, conservando melhor suas propriedades nutricionais.
  • Os micro-ondas consomem menos energia que os fornos convencionais.

Veja também: