Mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas

09/01/2015 |

destaque-microondasAssim como muitos equipamentos eletrônicos, o micro-ondas veio para agilizar nosso dia a dia e deixar a tarefa de cozinhar mais fácil. Porém esse é um aparelho que gera muitas dúvidas e está cercado de mitos sobre sua utilização. Por isso viemos esclarecer o que é verdade ou mentira e tornar o uso do micro-ondas mais seguro. Confira.

É verdade que não devemos aquecer líquidos no micro-ondas?

Mito. Qualquer alimento aquecido no micro-ondas traz riscos de queimadura se não não forem manuseados corretamente. O cuidados deve acontecer tanto para líquidos como sólidos. O mito ao redor do aquecimento de líquidos surgiu porque eles não aparentam estar borbulhando, o que leva algumas pessoas a achar que eles estão frios. Portanto, a recomendação é que as mãos estejam protegidas para retirar o alimento ou líquido do forno, minimizando o risco de queimaduras.

Alimentos podem estourar dentro do micro-ondas?

Verdade. Alimentos que possuam casca, como legumes, ovos e salsicha, por exemplo, podem ter sua pressão interna aumentada durante o cozimento, causando estouros dentro do forno. Para evitar o problema, aconselha-se perfurá-los antes de levar ao micro.

Alimentos preparados no micro-ondas perdem nutrientes e fazem mal a saúde?

Mentira. O calor costuma causar quebra de nutrientes dos alimentos, e isso acontece em alimentos fervidos, grelhados, assados ou fritos, no forno ou fogão. Cozinhar no micro-ondas, devido ao tempo reduzido de preparo e pouca água, acaba deixando a comida mais saudável.

Potes fechados são perigosos quando levados ao micro-ondas?

Verdade. Assim como no caso dos alimentos com casca, potes fechados podem explodir. Isso por conta da pressão interna devido ao acúmulo de vapor. Para não correr riscos, utilize potes semi tampados ou com aberturas que permitam a troca de ar, em recipientes próprios para micro-ondas.