Existe uma maneira correta de guardar os alimentos na geladeira. Pode parecer que não, mas uma geladeira bagunçada, além de atrapalhar sua vida, pode trazer riscos para a saúde.
Além da exposição de alimentos frescos com outros vencidos, algo que pode gerar compostos anutricionais, essa bagunça pode aumentar as chances de consumir alimentos estragados.
É possível organizar e guardar a comida na geladeira de forma simples e evitando a contaminação cruzada (um fenômeno que ocorre quando os microorganismos presentes em um lugar são levados para outro, por problemas de armazenamento, falta de higienização ou pela utilização de dois tipos de alimento em um mesmo pote).
Onde guardar os alimentos na geladeira
Cada alimento na geladeira deve ter um compartimento certo. Isso ajuda na logística, evita desperdícios e consumo de comida estragada.
Para começar, comece categorizando seus alimentos. Você pode utilizar potes de cores diferentes (vermelho para carnes, amarelo para guarnições e verde para saladas, por exemplo) ou usar potes transparentes. Dessa maneira fica fácil de se organizar e planejar como serão suas próximas refeições. Sempre coloque etiquetas com o prazo de validade de cada alimento.
Caso tenha dois alimentos iguais (por exemplo, duas carnes), coloque a que vencerá na frente e deixe a mais nova para trás. Outra dica é utilizar potes quadrados ao invés dos redondos, pois eles ajudam na organização e aproveitam melhor o espaço.
Como guardar os alimentos na geladeira
- Prateleira superior: nesse local, mantenha alimentos perecíveis, como laticínios, iogurte, queijos, comidas prontas, sucos naturais e carnes em processo de descongelamento.
- Prateleiras do meio: são ideias para guardar frutas e saladas prontas para o consumo. Também são indicadas para sobremesas, doces, gelatinas, saladas de frutas e produtos enlatados. Nessa prateleira você também irá armazenar ovos. Veja como descobrir se um ovo está estragado.
- Prateleiras inferiores: ideal para guardar frutas.
- Gavetas inferiores: esse é o local menos frio da geladeira. Nessa gaveta devem ser armazenadas itens sensíveis, como folhas, frutas, verduras e legumes.
- Porta da geladeira: é o local que sofre maior oscilação de temperatura. O ideal é colocar alimentos menos perecíveis, como conservas, vinagre, refrigerante, água, sucos industrializados e molhos.
- Congelador / Freezer: ideal para sorvetes, polpas de frutas, ervas, gelo, carnes e comidas prontas.
Qual é a vida útil dos alimentos na geladeira
O objetivo da geladeira é conservar melhor os alimentos. Porém, todos eles terão um tempo de vida útil. O ideal é sempre verificar as orientações do fabricante referente à conservação e validade de cada produto.
Alimentos embalados a vácuo, por exemplo, tendem a durar mais pois essas embalagens protegem os alimentos de novas contaminações e limitam as ações dos microorganismos.
Confira a vida útil de cada tipo de alimento dentro da geladeira
- Alimentos de origem animal: como queijos e leite tem uma vida relativamente curta. O leite deve ser consumido em até três dias. Os queijos, variam de três dias à um mês.
- Carnes cruas: as carnes que não serão preparadas imediatamente devem ser congeladas. As carnes que estão na geladeira, devem ser consumidas em dois dias.
- Alimentos prontos: consumir em até dois dias. Vale lembrar que as sobras das refeições devem ser armazenadas em recipientes bem fechados, preferencialmente transparentes para que você possa identificar os itens forma fácil. Guardar alimentos em panelas, além de não ser o ideal, pode fazer mal para a saúde e diminuir a vida útil do utensílio.
- Frutas, verduras e legumes: duram até 5 dias na geladeira (mas esse tempo varia de alimento para alimento). O ideal é armazenar esses itens sem higienização, em sacos plásticos transparentes na parte inferior. Antes de consumir, higienize os alimentos para retirar areia e outras sujeiras.
- Produtos industrializados: devem ser consumidos no mesmo dia de abertura. Caso isso não seja possível, guarde o produto em um recipiente fechado, de preferência de vidro ou plástico.
Outra dica é limpar sua geladeira a cada 15 dias. Essa prática evita a contaminação de alimentos e o desperdício. Os alimentos que não estiverem em condições de consumo, devem ser descartados imediatamente. Para evitar problemas de saúde, nunca consuma itens que já passaram do prazo de validade. Lembre-se também que há alimentos que não devem ser guardados na geladeira.