Atividades para as crianças se divertirem longe das telas

11/04/2022 |
Atividades para crianças
Photo by Fabian Centeno on Unsplash

TV, celular, tablet e várias outras tecnologias ajudam os pais a distraírem as crianças no dia-a-dia. No entanto, o uso indiscriminado de telas é prejudicial para os pequenos. Hoje vamos ensinar algumas atividades para as crianças se divertirem de forma analógica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os primeiros anos de vida de uma criança são muito importantes para o desenvolvimento. Nessa fase, as estruturas e regiões cerebrais amadurecem, junto com todos os circuitos sensoriais. A presença dos pais trabalha com estímulos e cuidados que não podem ser substituídos por telas e tecnologias. Linguagem, sono, habilidades cognitivas e sociais são prejudicadas ao expor as crianças às telas.

Pesquisas indicam que o uso excessivo de computadores, tablets, celulares e internet podem causar dependência. Além disso, esses eletrônicos substituem os processos naturais do desenvolvimento infantil, podendo afetar a saúde das crianças.

Segundo informações atuais, as crianças estão cada vez mais sedentárias. De acordo com o livro digital “Desafios da parentalidade e o bem-estar integral dos brasileirinhos” os números são alarmantes:

  • 39,1% das crianças praticam menos de 30 minutos de atividade física por dia;
  • 44,9% das crianças jogam vídeo game por 30 minutos ou mais, diariamente.

Durante a fase infantil os sentidos trazem informações do mundo externo. Essas informações vão preenchendo a realidade das crianças. Tudo o que elas vêem, tocam, experimentam ou escutam tem um reflexo psíquico. A tarefa dos pais nessa fase é mostrar para as crianças que o mundo é um lugar onde ela pode se expressar, agir com confiança, amor e autenticidade.

As crianças aprendem por meio da imitação e da repetição. Ela está aprendendo a observar o ambiente e as pessoas ao redor. Ela repete as brincadeiras e assim vai organizando em sua mente as informações aprendidas.

Atividades para as crianças sem o uso de telas

São várias as atividades que estimulam o desenvolvimento infantil: brincadeiras mão na massa, trabalho de expressão corporal, atividades artísticas, entre outros. Brincar de massinha, construir algo e fazer sujeira faz parte da exploração e do aprendizado. Veja outras ideias de brincadeiras para você fazer em casa.

Faça massinhas comestíveis

Na hora de preparar refeições, fazer uma massinha de modelar com farinha de trigo é uma brincadeira que já divertiu muitas gerações. Para deixar tudo ainda mais bacana, você pode utilizar corantes naturais e deixar a massinha colorida.

Carimbo de frutas

Você pode pegar frutas e legumes, cortá-los, passar um pouco de tinta e ver como esses objetivos ficam carimbadas no papel. Carambolas, uvas e morangos rendem ótimos formatos.

Brincar com água

Quantas brincadeiras conseguimos fazer dentro de uma bacia ou com uma mangueira? Além de ser super divertido, a brincadeira na água ensinar movimentos que formam ondas, espirais, gotas, etc.

Você pode aprimorar a brincadeira utilizando objetos para a criança se divertir. Pode ser caneca, esponja, pelúcias, brinquedos próprios para banheiras, etc.

Pique-esconde e pega pega

Você se lembra quando foi a última vez que brincou de pique-esconde? Que tal relembrar seus tempos de criança fazendo isso com seus filhos? Mesmo com poucas pessoas essas brincadeiras podem ser bem divertidas! Se faltar espaço na sua casa, você pode fazer uma caça ao tesouro, deixando pistas de onde você escondeu um item para a criança procurar.

Leia livros

Ler para uma criança contribui para a aquisição da linguagem e fortalece o vínculo entre os pais. Além disso, esse hábito irá aumentar o repertório cultural dos pequenos.

Pintura

Com a mão, tinta guache e um papel você pode estimular o desenvolvimento de uma criança pequena. A pintura com os dedos ajuda na liberdade de movimento e na exploração sensorial. Além disso, essa atividade colabora com a habilidade de desenhar e escrever.

Ouvir música, cantar ou tocar um instrumento

Músicas para bebês e crianças pequenas permitem que as conexões cerebrais aconteçam com mais facilidade. Esse hábito também diminui o estresse e permite o desenvolvimento da coordenação rítmica. Um bebê tente a se acalmar quando escuta músicas que a mãe ouvia durante a gestação.

Narrar os acontecimentos

Contar para o bebê o que está acontecendo no momento ajuda na sensação de calma e na organização interna da criança. Essa é uma forma do bebê reconhecer e antecipar tudo o que será feito.

Cantar uma música pode contribuir para essa associação (pode ser a música do banho ou a canção da hora de dormir, por exemplo).

Por que essas atividades para as crianças são importantes

Além de tudo o que já salientamos, todos esses momentos de descontração em família ajudam na aprendizagem. Jogos, brincadeiras, cozinhar juntos e deixar a criança brincar colabora no desenvolvimento infantil, fazendo com que os jovens sejam mais ativos, desenvolvam uma capacidade de resolver problemas e tenham mais equilíbrio emocional.

A ideia não é transformar as telas em vilões. A tecnologia é um grande progresso para a humanidade e ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento e no entretenimento, principalmente durante a pandemia. No entanto, é preciso equilibrar as atividades para melhorar a vida dos jovens e crianças.

Outras informações importante sobre o uso das telas

Especialistas são unânimes em algumas recomendações sobre o uso das telas:

  • Não utilize telas durante as refeições;
  • Desligue a TV e evite o contato com smartphones por uma ou duas horas antes de dormir;
  • Evite a exposição de crianças com menos de 2 anos às telas;
  • Para crianças com mais de 2 anos, tente limitar o uso de telas à no máximo 2 horas por dia;
  • Evite que os adolescentes virem a noite na frente do computador e priorize a higiene do sono.

Veja também: