Vista Alegre

22/03/2014 |

O nome já diz qual é a principal característica desta charmosa região. O bairro está localizado em uma área alta e isso permite uma vista da cidade em quase toda sua extensão. Inclusive, durante o dia, é possível observar a Serra do Mar ao longe.

 

Até a década de 50, o bairro era povoado por produtores rurais. Na fachada de uma das casas o proprietário escreveu “Vista Alegre” e assim o bairro foi batizado. Hoje o local abriga casas lindas e verdadeiras mansões, uma atracão a mais para quem gosta de arquitetura.

Bosque do Alemão

12-Bosque do Alemao

É o principal atrativo turístico do bairro. Construído no terreno da antiga chácara da Família Schaffer, o parque foi erguido para homenagear os imigrantes germânicos.

O passeio é ideal para curtir com as crianças. No parque, os visitantes precisam percorrer uma trilha de paralelepípedo. Em pontos estratégicos foram montados painéis de azulejos que contam a história de João e Maria, um clássico da literatura infantil. A surpresa é que no meio do caminho há a Casa da Bruxa! Porém não se assuste, no Bosque do Alemão a casa é recheada de livros e contadores de histórias.No fim da trilha há o pórtico com a réplica da fachada da Casa Milla construída no início do século passado e hoje é o cartão postal do bairro.

Na parte alta do parque, foi construído o Oratório de Bach, em homenagem ao compositor de música clássica e um mirante conhecido como Torre dos Filósofos. Tem ainda uma réplica em madeira de uma igreja presbiteriana que abriga um café que vende biscoitos caseiros deliciosos.

O Bosque do Alemão fica à Rua Nicolo Paganini com Rua Schubert. Funciona das 8 às 18 horas.

Bosque Gutierrez

12-Bosque-Gutierrez

Se você é de Curitiba e ainda não conhece o Bosque Gutierrez, não sabe o que está perdendo! O local é uma homenagem ao advogado João Carlos Hartley Gutierrez e possui trilhas pela mata conservada que são um convite para o descanso e a contemplação da natureza.

O Bosque Gutierrez também é recheado por diversas lendas, como a misteriosa história do pirata Zulmiro que garante que o antigo proprietário da terra escondeu um tesouro na região em 1894.

O Memorial Chico Mendes presta uma homenagem ao líder seringueiro morto no Acre. Trechos da carta enviada por Mendes ao juiz de Xapuri, em que ele comunicava que estava sendo ameaçado de morte e pedia proteção da justiça, foram gravados em pedra permanentemente envolvida por uma cortina de água mineral que nasce no próprio bosque.

O bosque fica à Rua Albino Raschendorfer com Rua Gaspar Carrilho Jr e abre todos os dias da semana.