Estar entre as 10 praias mais bonitas do mundo não tirou de Jericoacoara o jeitinho de vila de pescadores. As ruas de areia e sem iluminação e o estilo de vida simples fazem desse destino um lugar paradisíaco e quase intocado.
A 300 km de Fortaleza, só dá para chegar em Jericoacoara através de veículos com tração nas 4 rodas e o caminho é bastante “chacoalhado”. No entanto, mesmo com essa viagem agitada, as praias, lagoas e dunas douradas são tão lindas que compensam todo esforço.
Felizmente a beleza de Jericoacoara está bem protegida. A área do litoral cearense está localizada dentro de um Parque Nacional, garantindo que todas as maravilhas da natureza permaneçam intocadas.
As lagoas são as principais atrações de Jeri, assim chamada pelos íntimos. A principal é a Lagoa da Jijoca, divida em Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso. A Lagoa Azul mantém um estilo mais rústico, com barracas simples, enquanto a do Paraíso oferece restaurantes e pousadas confortáveis.
A região, considerada uma das melhores do país para a prática de esportes náuticos, está repleta de jagandas e kitesurfistas que aproveitam o vento forte. Na praia central de Jericoacoara, o destaque está na Duna do Pôr do Sol, onde turistas e nativos sentam-se ao final da tarde para apreciar o mergulho do Sol nas águas cristalina do mar.
A noite em Jeri é outro atrativo. A cidade tem bares e restaurantes animados, além de um forrozinho pé-de-serra para embalar as belezas do lugar. Em noites de lua cheia, apreciar o céu estrelado é o melhor programa, afinal, é difícil admirar o céu nos grandes centros.
Aproveite as areias finas para andar de buggy ou quadriciclo, caminhe até a Pedra Furada, principal cartão postal de Jericoacoara, que fica a 30 minutos da praia central. Aproveite o caminho para mergulhar na praia Malhada. Conheça a praia de Tatajuba e aproveite para levar artesanatos locais para casa.
Quer conhecer outros atrativos do Ceará? Conheça a Barra da Sucatinga: a praia de “No Limite”.