Sim: é importante deixar o feijão de molho. Mas agora vamos entender a razão dessa indicação.
Sua mãe ou sua avó sempre falaram da importância de deixar o feijão de molho. Segundo elas, isso ajuda a cozinhar o grão. Esse fato é verdade. Porém, há muito mais coisas além disso.
Alimentos como leguminosas, cereais integrais (grãos) e oleaginosas possuem uma quantidade relevante de ácido fítico. Essa substância também é conhecida como fitato. Ela é considerada anutricional para nossa alimentação.
Na prática, o ácido fítico tem a capacidade de se ligar a minerais importantes, como ferro, zinco, cálcio e magnésio. Quando isso acontece, conjuntos de menor solubilidade são formados, fazendo com que nosso corpo tenha mais dificuldade em absorver esses nutrientes.
A importância de deixar o feijão de molho
Deixar os grãos na água ativa as enzimas fitases, o que faz solubilizar o fitato. Esse procedimento garante que o feijão vai ter maior capacidade nutricional e também maior digestibilidade. O ainda molho ajuda a eliminar o trióxido de arsênio, uma substância tóxica que é usada até como pesticida.
Muitas pessoas acreditam que deixar o feijão de molho ajuda a evitar gases. Isso também é uma verdade. Os gases ocorrem quando alguns carboidratos não são digeridos e acabam fermentando no intestino.
Outro benefício de deixar o feijão de molho é que o procedimento ajuda a preparar os pratos mais rápido. Na prática, você acaba deixando os grãos menos tempo na panela e economizando gás.
Quanto tempo deixar o feijão de molho?
O tempo ideal é deixar o feijão de molho entre 8 e 12 horas. A água, pode ser descartada em suas plantas, pois ela possui minerais benéficos para os vegetais. Nada de reaproveitar essa água para o cozimento, ok?
Se o molho passar de 8 horas pode haver a redução na concentração de alguns nutrientes. Portanto, o ideal é se programar para deixar o molho apenas no tempo necessário.
Outra dica é começar o cozimento do feijão com panela aberta. Depois de poucos minutos, haverá uma espuma que se acumulará na superfície de água. Você pode retirar essa espuma. Esse é o fitato que pode ser descartado.
A defesa do ácido fitato
Por mais importante que seja tirar o ácido fitato dos grãos, existe um outro lado. Alguns estudos recentes estão apontando que esse nutriente também traz coisas boas para a saúde.
Algumas pesquisas apontaram que o fitato tem propriedades antioxidantes e, consequentemente, é benéfico para prevenir algumas doenças, como o câncer, por exemplo.
No entanto, há outros alimentos com propriedades antioxidantes que não fazem mal para a saúde. Na dúvida, sempre deixe o feijão de molho.
Agora que você já sabe a melhor forma de cozimento, que tal aprender a fazer uma sopa de feijão?